terça-feira, 30 de setembro de 2008

Mensagem do Provedor do Leitor

O Provedor do Leitor (PL) – sim este blogue tem Provedor do Leitor – recebeu um e-mail do Sr. AT, onde este reclama da alegada falta de destaque com que foi tratado, neste blogue, um determinado evento desportivo.
Transcreve-se a resposta do PL.

“Caro Leitor,

É compreensível que, na condição de adepto do clube do bairro que fica em frente ao Colombo, queira ver destacados os resultados menos negativos desse mesmo clube, dada a sua total raridade, nos dias que correm. Um pouco como os golos do Nuno Gomes. Compreendo perfeitamente que queira elevar a feriado nacional os dias em que esse avançado (é assim que lhe chamam, não é?) faça aquilo para que lhe pagam. Eu até apoiaria uma decisão nesse sentido. Acho que só deveriam ter estatuto de feriado nacional, os dias em que o Nuno Gomes marcasse golos. É por demais evidente que o país está necessitado de medidas que aumentem a produtividade e o PIB.
Acontece que este blogue segue uma linha editorial onde é levado em conta o grau de importância das notícias registadas, estabelecendo-se para cada dia um ranking de notoriedade dos eventos em causa, sendo depois dado destaque aos considerados mais importantes. Ora no dia a que se refere, registaram-se notícias muito mais importantes, inclusive algumas não publicadas neste espaço por falta de vagar… perdão, espaço. Por exemplo, nesse dia, por volta das 17:00 estava muito aflitinho, fui à casa-de-banho e fiz xixi. Já reparou na importância de uma notícia destas face ao facto que mencionou? Outra ainda não mencionada: da parte da tarde, duas moscas domésticas copularam no exterior de uma das janelas de minha casa. Compreende agora o motivo pelo qual não pode ser dado destaque às vitórias do seu clube? Simplesmente há critérios de qualidade que têm de se escolher e manter.
Com os melhores cumprimentos

O Provedor do Leitor”

Aproveita-se este post para relembrar os contactos dos orgãos da sociedade anónima que gere este blogue.

Provedor do Leitor – petercrama@simplesnet.pt
Administração – petercrama@simplesnet.pt
Relações Públicas – petercrama@simplesnet.pt
Marketing e Publicidade – petercrama@simplesnet.pt
Dep.º Financeiro – Destes não dou porque estou a pensar em despedi-los.
Redacção – petercrama@simplesnet.pt

The Mary Onettes @ Musicbox

Eles são Philip Ekström, Henrik Ekström, Simon Fransson e Petter Agurén, e juntos formam os The Mary Onettes que vieram do frio da Suécia, pela mão da Undergrave, aquecer as almas daqueles que estiveram ontem no Musicbox. Donos de uma sonoridade cativante, com raízes bem eighties, apresentaram os temas do seu álbum homónimo – este que mora cá em casa devidamente autografado – naquele que foi mais um grande pequeno concerto. Grande em qualidade, pequeno apenas no “tamanho” entenda-se.

Não estranha que algumas das músicas dos Onettes tenham sido escolhidos como banda sonora da série Anatomia de Grey, assim como não estranha que passem em prime-time nos melhores estabelecimentos do mundo civilizado. A qualidade está lá, ouve-se no disco e sente-se ao vivo de forma engrandecida. E ainda por cima são simpáticos os rapazes! 5 estrelas! Posto isto resta-me dar (mais uma vez) os parabéns à Rita e ao Kraak pela excelente aposta e agradecer pela bela noite proporcionada. E já agora, deixo um apelo às gentes do Norte: ide ver os Onettes, no Meu Mercedes É Maior Que Teu. Não vos arrependereis!

Para aguçar o apetite, ou para mais tarde recordar, ficam umas imagens e uns vídeos com a qualidade habitual… sofrível portanto.




segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Só para lembrar... (parte 2)

Ela: Em casa a esta hora!?
Eu: Pois é...
Ela: Mas tiveste reunião por perto?
Eu: Não.
Ela: Então?
Eu: Vim buscar o bilhete do concerto.
Ela: Tu já andavas há muito tempo sem fazeres uma das tuas! Eu ainda pensei em te perguntar pelo bilhete, esta manhã, mas como o tinha visto na tua carteira...
Eu: Estás a ver como anda a tua cabeça. Tens mesmo de tratar disso, não podes andar sempre a esquecer-te de me lembrar das coisas importantes!

Nota:
Não voltar a digitalizar bilhetes de concertos. Nesta altura, a probabilidade de eles ficarem esquecidos no scanner, até poucas horas antes do início dos concertos é de... deixa cá fazer as contas... 100%.

domingo, 28 de setembro de 2008

Só para lembrar...

... que o concerto dos The Mary Onettes é já na próxima segunda-feira, no Musicbox.

E para abrir o apetite...

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Renúncia ao roquete

Como sempre, a conversa acaba por descambar na política. "Tem que se inscrever num partido" - diz-me com a sapiência dada por quarenta anos a ver muita coisa. Dou-lhe toda a razão mas contraponho com o meu regime de incompatibilidades. Sou um homem de ciências exactas e a política é a menos exacta das ciências. Para mim, dois mais dois serão sempre quatro, enquanto que para aqueles que se "dedicam" à política, naquele nosso pequeno universo, dois mais dois também serão quatro... na pior das hipóteses.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

La Graine et le Mulet

Realização: Abdel Kechiche
Elenco: Habib Boufares, Hafsia Herzi, Farida Benkhetache, Bouraouia Marzouk
Ano: 2007
Título em português: O Segredo de um Cuscuz

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Ora abóbora!

E disto, se fez isto...

(continua)

terça-feira, 23 de setembro de 2008

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Bonita courgette carbonara

Sempre que a via, linda, apetitosa e cheia de curvas perguntava-me: o que fazer com esta courgette? Um espécimen destes, das melhores linhagens da Beira Alta, é mal empregado para sopa, pensava eu. Perante alguma falta de vagar, que os últimos dias têm sido muito agitados, decidi pesquisar uma receita que me servisse de inspiração. Foi assim, de clic em clic, que fui parar ao site daquele jovenzinho inglês… sim esse chato, sem noção do que é uma boa scooter e que anda sempre a tentar imitar-me, o tal de Jamie não sei das quantas. Pois apesar de todos os defeitos do rapaz, encontrei por lá uma receita que dava um lugar de destaque à courgette e que me pareceu ser um bom ponto de partida. Uma receita que, com alguns toques pessoais, poderia ficar mesmo muito aceitável. Pode-se dizer portanto que estamos na presença de um prato do Jamie mas em bom. Capice?
E foi mais ou menos assim:

Ingredientes
300g de penne rigate / 500g de courgette / 200g de cogumelos frescos / 200g de bacon / 3 gemas de ovo / 200ml de natas / 50g de queijo parmesão ralado / 2 dentes de alho / Salva fresca / Tomilho fresco / Pimenta preta / Azeite / Sal

Preparação
Numa panela de tamanho adequado, ponha água com sal e deixe levantar fervura. Enquanto a água aquece, corte a courgette em palitos de tamanho idêntico aos do penne, os cogumelos em fatias e o bacon em fatias finas. Quando a água estiver a ferver coloque o penne na panela e deixe cozer cerca de 10 minutos. Entretanto ponha os dentes de alho esmagados e o bacon numa frigideira grande, ou numa caçarola, regue com um fio generoso de azeite e leve ao lume. Quando o bacon e os dentes de alho estiverem fritos acrescente os pedaços de courgette e os cogumelos. Acrescente também a salva picada, as folhas de tomilho, uns bons golpes de pimenta preta e sal a gosto. Deixe cozinhar, mexendo com cuidado para não desfazer a courgette. Por esta altura já o penne está cozido. Escorra, passe por água fria, volte a colocar na panela, regue com um fio de azeite, mexa ligeiramente e reserve. De seguida, deite numa tigela, as natas, as gemas de ovo e o queijo ralado. Depois de muito bem batido despeje o preparado na frigideira e envolva. Assim que o molho se apresentar homogéneo e ligeiramente espesso apague, deite o penne na frigideira e envolva novamente. Cubra com um pouco de salva picada finamente e leve a servir de imediato. O resultado deve ser algo parecido com isto...


domingo, 21 de setembro de 2008

Dia 2 e 3


Depois da pisa, feita ainda na sexta-feira, só hoje foi separado e trasfegado o mosto que irá agora fermentar em cuba de inox. O vinho não será por isso, em teoria, um bica aberta puro, dado que o mosto não foi separado logo a seguir à pisa, nem um meia-curtimenta, uma vez que não houve praticamente fermentação com as partes sólidas. Na prática trata-se de um bica aberta (fermentação em vasilha) com corpo e cor “carregadas” pelo estágio de 36 horas em que o mosto esteve com as partes sólidas. Nestas 36 horas, praticamente não se verificou fermentação, algo que já contava dado o elevado teor de açúcar das uvas. Chegou mesmo a pôr-se a hipótese de ter de fazer desdobramento mas felizmente (porque vai contra a minha religião) tal não foi preciso. A prensagem e a trasfega vieram dar o “empurrãozinho” necessário para o início do processo. À hora que escrevo estas linhas, a fermentação já está em velocidade de cruzeiro a uma temperatura ambiente de 22ºC. Agora, para além de controlar o arejamento e a temperatura, pouco há a fazer.
Entretanto, ainda na sexta-feira, logo a seguir à pisa e antes do tratamento e da correcção ácida, foi separado o mosto para a uvada que foi confeccionada no dia seguinte, da seguinte maneira:

Ingredientes:
4l de mosto
2kg de maçãs Bravo Esmolfe (biológicas)
2kg de açúcar

Preparação
Juntar numa panela grande o mosto, o açúcar e as maçãs descascadas e cortadas em pedaços pequenos. Deixar ferver em lume brando até reduzir 1/4 a 1/3 do volume, conforme o ponto desejado. Deixar arrefecer um pouco, triturar com a varinha mágica e deitar ainda quente em frascos.

sábado, 20 de setembro de 2008

Festas da Moita / Dia 1

Ontem, foi um daqueles dias que devia ter, no mínimo, 40 horas. E era capaz de ser pouco para tudo quanto tinha para fazer. Mesmo assim, com um dia de trabalho à mistura, ainda deu para desbundar nas festas da Moita e, de caminho, apanhar as uvas com que vou fazer o meu vinho. Este ano, à semelhança de outros no passado, coube ao colega N. o papel de fornecedor da matéria-prima para o meu néctar. Provenientes da zona do Pinhal Novo, 90kg de uva da casta Periquita (ainda não foi desta o Alfrocheiro) farão os previstos 50l de Crama Reserva 2008 e uns frasquinhos de uvada. A ver…



sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Tio^3

Bem-vindo Miguel!
Muitos parabéns aos papás!

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Garage

Realização: Leonard Abrahamson
Elenco: Pat Shortt, Anne-Marie Duff, Conor Ryan, Tommy Fitzgerald
Ano: 2007
Título em português: Garage

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Hiljentää haluta

“Um livro é um amigo”, disse-o alguém. Acrescento eu: No comboio, um livro é o melhor amigo. O segundo melhor amigo é o silêncio. Posto isto pergunto: Quem foi o infeliz que achou ser boa ideia colocar um pequeno altifalante em telemóveis com leitor de mp3? Está-se mesmo a ver que só pode ter sido algum empregado da Nokia, por suposto finlandês, habituado a níveis de civismo minimamente decentes. Esqueceu-se a alminha que noutros pontos do planeta, nomeadamente neste cantinho à beira-mar plantado, há mamíferos que não se coíbem de utilizar a sua “invenção” para torturar todos quantos os rodeiam. Será que o viking pensou nos crimes contra a humanidade que se poderiam cometer com a sua engenhoca, por exemplo, dentro de um comboio português? Não, não pensou! Se tivesse pensado um pouco, tinha enfiado o altifalante no… num microondas, ou numa máquina de lavar, onde provocaria danos muito mais limitados. Mas não, no telemóvel é que era e agora imagine-se ir no comboio e ter de levar com D-Zirts, Jay Zees, Britneys, duplas sertanejas e o “rai’c’os” parta a todos, debitados pelas esganiçadas engenhocas, ainda por cima com um som horroroso, estridente, só comparável ao timbre da voz da Júlia Pinheiro. É dose! Já não chegavam os telemóvel-dependentes capazes de tagarelar entre Santa Apolónia e a Azambuja, as criancinhas aos berros (sim porque as criancinhas apesar das suas capacidades cerebrais pouco desenvolvidas conseguiram criar uma língua própria para a espécie. Trata-se da antítese da Língua Gestual. Chama-se Língua Berroal e, por este andar, ainda há-de ser promovida a segunda língua a seguir ao português) e as conversas de encher chouriços entre passageiros – a Vanessa que é uma jóia de moça mas não estuda e dorme até ao meio-dia, o Juvenal que lhe cresceu um hematoma na virilha… – só faltavam agora os telemóveis com altifalante. Ainda falamos nós dos espanhóis que são muito barulhentos. Coitados dos espanhóis! Por menos que isto rebentam bombas em Espanha. Ah mas isto não fica assim! Vou já escrever uma carta ao presidente da CP pedindo-lhe medidas em conformidade. Depois dos comboios para não-fumadores, está na altura de criar comboios para não-faladores, perdão, para não-ruídores. É complicado? Carruagens vá…

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Por um mundo melhor

Garanto-vos que o vosso mundo vai ficar melhor se, no dia 29, derem um saltinho ao Musicbox para ver estes meninos. Os que forem no dia 1, ao Meu Mercedes, no Porto, também não ficam pior. Penso eu de que...

Aqui fica um aperitivo.



Bilhetes à venda em:

http://www.plateia.iol.pt/
Flur (Santa Apolónia, junto ao Lux e Facto)
Louie Louie (Lisboa, Porto e Braga)
CDgo/JoJo's (Porto)
E no local do Espectáculo.

O que eu faço por uma cavaqueira!

Para não parecer um completo alienígena, ou que mais não fosse para ter um tema de conversa para amanhã, quando estiver a falar com os coleguinhas, passei parte do serão a ver o programa Momento da Verdade, apresentado pela Teresa Guilherme.

Calma, calma! Apesar de tudo, podem ficar descansados. Eu estou bem. Está tudo bem. Já passou.

Festas da Nossa Senhora da Boa Viagem


“Vamos estar nas Festas da Nossa Senhora da Boa Viagem, na Moita, a assar um porco no espeto, com uma carrada de barris para mandar abaixo, e gostávamos de contar com a tua presença para nos ajudares nesta árdua tarefa.”


Olha o que me havia de calhar! Logo a mim, que sou um coração de manteiga e não consigo dizer que não, a quem me pede ajuda. "Prontush", lá terá de ser…


Site da C. M. da Moita

Programa das Festas da N. Sra. Da Boa Viagem – 2008

Escavando...

... e achando.

Boomp3.com

Passion Pit no MySpace

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Procura-se Alfrocheiro

O mês de Setembro já vai a meio e, para não variar, a minha época enológica encontra-se na estaca zero, ou seja, não faço a mínima ideia onde vou buscar as uvas com que hei-de fazer o Crama Reserva 2008. Depois de anos a trabalhar com a casta Castelão Francês, gostava de me aventurar noutras andanças. Este ano, se tudo dependesse da minha vontade, experimentava a casta Alfrocheiro Preto, com uvas da região do Cartaxo, ou Almeirim. Infelizmente não tem sido fácil encontrar fornecedor por estas bandas e o pior é que as vindimas já vão a meio.


Alguém sabe onde posso arranjar 80kg de uvas Alfrocheiro Preto? E Syrah, não?


Festa

domingo, 14 de setembro de 2008

5


Há cinco anos, por esta hora, o pirralhito acordava a mãe dizendo que estava na hora de conhecer o mundo. Hoje, somos nós que estamos à espera que ela acorde para lhe proporcionar um dia que lhe dê a sentir o quão especial é para nós. Logo, rodeada de amigos e dos cavalos de quem tanto gosta, irá brincar, dançar, receber prendas, cortar o bolo “mais bonito do mundo” e encher a barriga de guloseimas porque ela merece. Porque ela é tudo aquilo que, tanto eu como a mãe, podíamos pedir que uma filha fosse. Porque ela faz com que as tarefas de ser pai e mãe sejam um contínuo prazer. Porque, apesar da agonia de perceber que já passaram 5 anos, estamos desejosos de que venham muitos mais 5 como estes.


Parabéns Pirralho!

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Children see children do #2

Children see children do



(To be continued)

... ou talvez não

Esqueci-me de um pequeno pormenor: eu nem sempre estou em casa.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Já sinto a alegria no ar

O vosso sofrimento tem fim à vista. Desconfio que a actividade bloguística neste tasco vai reduzir-se drasticamente nos próximos tempos.

Marca


- Tão giro!

- Fui eu que fiz na escola. Os meus coleguinhas foram brincar para o recreio e eu fiquei na sala a fazer esta prenda para ti.

- Isto é…

- Isso é uma alga, isto é o mar, isto é a areia, aqui és tu, aqui sou eu, aqui é a mãe e isto é o sol! Atrás tem escrito: PARABÉNS PAI


Edit: Caso não tenham percebido, o sol usa o cabelo cortado a pente 2.

Avante os mictórios químicos!

Eu sei que uma das bandeiras do PCP é a defesa da igualdade entre homens e mulheres mas caramba, filas à porta da casa de banho dos homens, como as que eu vi no Avante, é que não! Está bem que as casas de banho estavam impecáveis (pelo menos as que eu utilizei), com urinóis e sanitas de louça e tudo mas, mesmo assim, não acho tolerável. Um homem não está geneticamente preparado para enfrentar filas à porta de casas de banho! As senhoras sim. Anos e anos de habituação fazem com que qualquer senhora decida ir a uma casa de banho pública, cerca de meia hora antes de realmente precisar. Para os homens não! Trinta segundos é normalmente o período máximo permitido entre o soar do alarme interno e o início de qualquer função fisiológica do tipo evacuativa, voluntária ou não. E depois um homem não sabe estar numa fila de casa de banho. Que conversas é que se têm numa fila para uma casa de banho de homens? Ninguém faz a mínima ideia! O que é que se faz ali? Nada! Está-se ali apenas, disfarçando os esgares de agonia, como animais exóticos exibidos sem pejo perante a turba. Ah! Mas só se eu não puder! Para o ano ponham mais contentores WC, instalem os pestilentos mictórios químicos, o que quiserem, filas para a casa de banho dos homens é que nem pensar! As bexigas unidas jamais serão vencidas!

Pais e Filhos, de Ivan Turguéniev

terça-feira, 9 de setembro de 2008

The Gutter Twins @ Santiago Alquimista

Depois do Vodafone Soundclash do ano passado, cortesia do Sr. Carrapatoso, calhou este ano a honra da organização do meu concerto de aniversário ao Sr. Covões e sus muchachos da Everything Is New. E que belo trabalho fizeram os senhores! Batidos que estão nestas andanças, trataram de assegurar um concerto dos The Gutter Twins, mesmo antes destes terminarem a sua digressão, tendo reservado o “cosy” Santiago Alquimista para o efeito. A escolha da sala, apesar de ser uma das minhas preferidas, era à partida o meu principal receio. Conhecendo o poder do som dos GT tive receio, não só pelas fundações do Santiago, mas também pela estabilidade geotécnica de toda a encosta de Alfama. Já em frente ao palco, os meus receios não só não se dissiparam como ainda se agravaram. Com um set de instrumentos que inclui quatro guitarras, dois conjuntos de teclas, para além do baixo e bateria, os GT impressionam ainda antes de entrarem em palco. Felizmente a sala aguentou o impacto e penso que não devem ter sido provocadas grandes danos na encosta. Fora de brincadeiras, acho que o som e a qualidade dos GT mereciam um espaço um pouco maior, pelo que, no meu entender, o concerto de ontem foi acima de tudo um enorme privilégio, a que só acederam um punhado de grandes sortudos. Também, tratava-se da minha festa de aniversário, não é verdade!?

Em termos qualitativos torna-se difícil para mim definir a actuação de Gulli, Lanegen e Cia. Lda.. “Bom” raia o insulto. “Extraordinário” será uma aproximação que peca muito por defeito. “Magnífico” e “excelente” podem-se considerar já termos aceitáveis, sobrando “sublime” que talvez seja o adjectivo mais apropriado. Depois pode-se partir para as expressões compostas como: “fora de série”, “do outro mundo”, não esquecendo o metafórico “esmagador”. Mesmo assim acho que para se fazer justiça ao concerto dos Gutter Twins, ontem, no Santiago Alquimista, tem de se reunir o significado de todos estes adjectivos, e juntar talvez ainda o “overwhelming” do inglês, para uma correcta descrição. De salientar ainda o excelente comportamento do público, com excepção de um pequeno problema de carácter suda-olfactivo, não foi meninas!?

Como complemento deste post, fica a reportagem do Diário Digital:

Gutter Twins no Santiago Alquimista: Sinergia mágica
Por Ana Rodrigues

"Não fosse uma interrupção inesperada da digressão na primavera e teríamos recebido os Gutter Twins bem mais cedo. Para todos os efeitos, considere-se a dívida saldada.

Desengane-se quem pensava que os Gutter Twins viriam a Portugal apresentar «Saturnalia», o primeiro e único álbum da carreira deste colectivo formado por Greg Dulli e Mark Lanegan. Na verdade, este trabalho é apenas o pretexto que faltava para uma digressão conjunta de dois dos maiores vultos do rock norte-americano dos últimos tempos. Sendo bem conhecida a afinidade de longa data entre o mentor dos saudosos Afghan Whigs e o compositor/cantor/autor/produtor/colaborador de tantos projectos que é escusada a menção, quem foi ao Santiago Alquimista nesta noite procurava, acima de tudo, estar simplesmente na presença do génio destes gémeos de mães diferentes. Sim, é verdade que existe um registo discográfico recente a promover, mas é também verdade que são os próprios autores a descurá-lo, preferindo não uns breves acordes mas sim uma desmedida incursão pelo passado.

Neste espírito de ressurreição trouxeram «Bonnie Brae», o arrepiante «Blackberry Belle» ou «King Only», o melhor do espólio dos não tão distantes Twilight Singers – prendas recebidas com surpresa mas com a inegável satisfação de quem teve mais do que estava à espera. Seja como for, no presente ou no passado, nos blues ou no rock, impressiona a graciosidade da sobreposição de duas vozes tão distintas e inconfundíveis. E deslumbra sempre a forma como tal disparidade de essência e postura (entusiasmo e dinâmica de Greg versus semblante carregado e apatia de Mark) transmite uma química tão sincera que consegue siderar os menos impressionáveis e desarmar uma sala inteira."

Uma última nota para o sorriso esboçado pelo Mark Lanegan, na sequência de uma conversa com o Greg Dulli. Afinal a foto da contra-capa do Saturnalia não é uma montagem. O gajo é humano!

Posto isto, resta-me apenas começar a pensar no concerto de aniversário do próximo ano. Dando continuidade ao sistema de rotatividade, depois da Vodafone e da EIN, propunha que o concerto de 8 de Setembro de 2009 fosse organizado pela Undergrave. Eu sei que a fasquia ficou muito alta para a Rita e para o Kraak mas tenho a certeza que eles estão à altura. Que me dizem rapazes?

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

36... and counting

"Amanhã, espero sempre um amanhã
e acredito que será
mais um prazer..."

Boomp3.com

Avante 2008

Sobre a Festa do Avante, tornou-se lugar comum dizer que é apenas mais uma espécie de festival de verão, principalmente para o caso da malta mais nova, que ajuda a encher a Atalaia, durante os três dias de Setembro. Não duvido que assim o seja, aliás, até posso confirmar isso mesmo, mas se é um facto que grande parte dos muitos milhares que participam no Avante, o fazem pela oferta cultural disponibilizada, com destaque especial para a música, também não deixa de ser verdade que o espírito daquela festa e dos que nela participam é totalmente diferente de qualquer festival de Verão, ou de qualquer outro evento comparável. Sente-se isso assim que se transpõem as portas da Atalaia. Sente-se algo que não se sabe bem de onde vem mas que, definitivamente, está ali, paira no ar. Talvez seja por se saber que todo aquele espaço, todos aqueles pavilhões e palcos são obra de voluntariado e que é nesse mesmo regime que ali se encontram centenas de pessoas, a cozinhar, a servir, a limpar, a tocar, a cantar, a darem aquilo que sabem e podem, num esforço comum para que no fim possam dizer: “não há festa como esta”; talvez seja por nos sabermos recebidos por pessoas que compartilham uma ideologia que, viável ou não, tem na base da sua criação a busca por uma sociedade melhor e que, principalmente, acreditam nisso; talvez seja a naturalidade com que se divertem, num mesmo espaço, novos e menos novos, cultos e menos cultos, ricos e menos ricos e, acima de tudo, comunistas e menos comunistas; talvez seja de outra coisa qualquer, ou de tudo isto e algo mais, não sei. Sociólogos e psicólogos talvez consigam explicar, melhor que eu com certeza, mas que se sente um espírito de boa onda, como agora se costuma dizer, sente. Não digo que seja a festa perfeita, longe disso. Assim como noutras equiparáveis, há escaramuças, há excessos, há actos de pouco civismo, há tudo o que é inerente a um evento com muitos milhares de seres humanos. Mas que há ali algo, ai isso há.



Videos a editar brevemente




sábado, 6 de setembro de 2008

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Sexta-feira

- Olá filha.
- Olá pai.
- Então, conta-me lá, onde é que andas?
- Estou aqui em casa da avó? E tu?
- Também estou em casa.
- Estás triste?
- Não, são só saudades.
- Eu também tenho saudades tuas... Na sexta-feira já estou aí!
- Está bem!
- Porta-te bem, pai.
- E tu também, filha.

Eu dou-vos os fascínios!

Da próxima vês que quiserem transformar as minhas traseiras num set para filmagens de novela, pelo menos, podiam avisar. Não!? Ok, avisaram a polícia, a Câmara, os bombeiros mas já agora também podiam ter avisado o dono da casa que iria ser perturbado. Epá, se calhar sou eu que sou esquisito mas ter a barraca toda iluminada, cabos a passarem pelo terraço e eu sei lá mais o quê, parece-me assim... como hei-de dizer... abusado da vossa parte... não sei... vejam lá. Ah! E ficam já a saber, se a casa aparecer na novela... pois é... a quanto é que está o direito de imagem?

Lars and the Real Girl

Realização: Craig Gillespie
Elenco: Ryan Gosling, Patricia Clarkson, Emily Mortimer, Paul Schneider, Kelli Garner
Ano: 2007
Título em português: Lars e o verdadeiro amor

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

No cinema

Uma tosse, distrai-me. Um comentário audível, perturba-me. O acto de ruminar pipocas ou sorver refrigerantes, irrita-me. Um toque de telemóvel, faz-me rogar pragas. Atender um telemóvel, gera mensagens telepáticas com imensos palavrões pelo meio. Dez gaiatos a fazerem tudo isto e ainda a conversarem alegremente como se estivessem no recreio da escola, faz-me sonhar com empalamentos na boa tradição Zulu, desmembramentos por moto-serra e machados a racharem crânios aparentemente ocos. É assim mesmo! Para mim, cinema tem dois requisitos. Escuridão e silêncio totais. Se quanto à escuridão a coisa é pacífica (pelo menos até alguém se lembrar de fazer pegar a moda de levar lanternas para o cinema), já a questão do silêncio é deveras problemática. Até a sala da minha “quiet town” padece dessa enfermidade de há uns tempos para cá. Lisboa entretanto deixou de ser opção, pelo menos numa base frequente, dada a distância. Foi neste contexto que a descoberta da sala de cinema do Centro Cultural do Cartaxo, especialmente a programação das quintas-feiras, dedicada ao cinema dito alternativo e até à data frequentada apenas por gente civilizada, se me afigurou como um oásis no deserto. Infelizmente, o site onde ia consultando a programação deixou de ser actualizado, o que me deixa apreensivo perante o que aparenta ser falta de empenho da Câmara (gestora do Centro Cultural do Cartaxo), leia-se falta de investimento, leia-se falta de dinheiro, leia-se está aqui está aquilo fechado. De qualquer maneira, soube que amanhã passam o “Lars e o verdadeiro amor” (Lars and the Real Girl) e mais uma vez lá estarei, no escurinho do cinema... e no silenciozinho também, se Deus quiser e os homens deixarem.


Alentejo do you reed me?

Vê lá se gostas.



Treinos #1

X-Wife no MySpace

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Bem-vinda ao clube!

1º - Parar a viatura e desligar o motor.
2º - Pagar o combustível.
3º - Abastecer a viatura.
4º - Ligar o motor e arrancar.

Repito: Abastecer a viatura.

Herbalife we have a problem

Ao constatar o arcaboiço de certos jogadores do Sporting, sou levado a crer que a minha barriga tinha lugar naquela equipa.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

A minha Festa

Sábado, 6/9

15:00 – X-Wife (Palco 25 de Abril)
18:30 – Kumpania Algazarra (Palco 25 de Abril)
21:30 – Vieux Farka Touré (Palco 25 de Abril)
0:00 – Camané (Auditório 1º de Maio)

Domingo 7/9

15:30 – Wraygunn (Palco 25 de Abril)
16:45 – Grupo de Sevilhanas e Flamenco – “Luna Triana” (Palco Solidariedade)
20:30 – Xutos & Pontapés Rock & Roll Big Bang (Palco 25 de Abril)

Mais informação aqui