Pois bem, hoje trago aqui a minha versão desse prato da alta cozinha internacional designado por Pizza. Trata-se de um dos primeiros pratos que aprendi a fazer, era eu ainda gaiato, sendo também um dos que mais gosto, dentro do universo da cozinha italiana. A receita é muito simples de fazer e a imaginação é o limite. Só a parte da massa complica um pouco o processo a quem está pouco familiarizado com este tipo de javardanço. Não querendo ter muito trabalho, pode-se sempre utilizar bases de pizzas pré-confeccionadas mas nunca é a mesma coisa. Até aqui há uns tempos, eu resolvia o “problema” da massa, recorrendo a uma cunha junto da minha padeira preferida que, pedindo com antecedência, me reservava massa de pão de óptima qualidade. Com a recente emigração da Ti Lurdes, para terras de Sarkozy, voltei a ter que me virar sozinho. E é aqui que entra o pequeno doméstico do demo. Pois é! Tenho de dar o braço a torcer. Aquela porra da Bimby, faz uma excelente massa de pizza em menos de um farelo.
Então vamos lá, passo-a-passo, com fotografias e tudo (hã quem é amigo, quem é?).
Ingredientes para a massa:
400g farinha
1 colher de chá de sal
50g de azeite
2dl de água
1 saqueta de Fermipan
Tudo para dentro da Bimby executando o programa de acordo com a receita para massa de pizza. Não havendo Bimby, ou outro arganel equivalente que amasse, tem de ser à mão. Não virá nenhum mal ao mundo por isso, asseguro-vos.
Retirar para um prato, ou tigela, e deixar levedar durante pelo menos duas horas.
Enquanto a massa leveda, prepare os ingredientes que irá pôr por cima da massa. Neste caso:
azeitonas – descaroçadas e cortadas às rodelas
chouriço – sem a pele e cortado em rodelas
cebola – picada muito fina
ananás – cortado em pedaços pequenos
fiambre – fatia grossa cortada em pedaços pequenos
cogumelos – cortados em fatias
Entretanto a massa levedou. Agora, arranje uma superfície limpa, polvilhe-a de farinha e amasse bem a massa. De seguida, separe-a em quantidades adequadas às bases e tenda-a com ajuda de rolo da massa. Estenda-a nas bases polvilhadas de farinha de modo a que a massa cubra toda a superfície com uma espessura homogénea. Para o meu gosto, a espessura da massa depois de estendida nas bases, oscila entre os 2 e os 5 milímetros, aproximadamente.
Com a massa estendida nas bases, cubra com polpa de tomate.
Coloque por cima os ingredientes desejados.
Tempere com oregãos (obrigatórios a meu ver) e outras ervas que entenda. Eu normalmente ponho também um pouco de pimenta preta.
Regue com um fio de azeite. Pouco, que não queremos a pizza alagada em gordura.
Cubra com queijo mozarella ou mistura de queijos. Neste caso, fiz uma pizza utilizando apenas mozarella fresco, enquanto outra levou um fio de natas, queijo emental e mozarella.
5 comentários:
Tb comia um bocadito
vê lá se convidaste...
Para a próxima não necessitamos de fotografias. Se queres realmente impressionar os teus amigos tens de fazer uma degustação. Assim torna-se dificil opinar já que apenas ficamos com aquela saliva na boca a que se designa como "Água na Boca".
Bom! ou com degustação ou sem fotografias.
Caricas
Omg. Eu tão comia isso agora...
*saliva*
Anónimo,
Não duvido. :) Talvez para a próxima...
Rita,
Considera-te convidada para a próxima. Mas olha que é para trazeres apetite. Are we clear?
Caricas,
Eu dou-te a degustação! Comes o que houver e mai nada!
Sábado a gente conversa!
M,
:) Se desse para enviar como anexo de mail estavas tão garantida!
Obrigado pela visita.
Enviar um comentário