quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Lacrosse @ Musicbox

Confesso que este era um daqueles concertos que me passava totalmente ao lado. No entanto, existe um certo tipo de pessoas que têm o super poder de me fazer sair de casa, numa segunda-feira à noite, com um simples mail. É o caso da Rita que, à laia de sugestão, me enviou o flyer da nanodigressão portuguesa dos Lacrosse. E em boa hora o fez pois após uma breve pesquisa, a tomada de decisão foi bastante rápida e agora, no rescaldo do concerto desta banda sueca, posso assegurar que valeu, e bem, a deslocação ao Cais do Sodré (depois de um dia de trabalho), assim como as horas de sono perdidas.
A noite começou com a actuação dos Capitães da Areia, a quem tem que se agradecer não só o número de abertura, como a responsabilidade pela maior parte do (pouco) público presente. Com um som que, por mais de uma vez, me remeteu para um misto Talking Heads/Vampire Weekend, deram muito boa conta de si e aproveitaram a ocasião para anunciar o lançamento do seu primeiro álbum, no próximo ano. Depois de um pequeno intervalo, subiu então ao palco o sexteto sueco, para mostrar o material dois seus dois álbuns – “This new year will be for you and me” e “Bandages for the heart”. Senhores de uma pop bem desenhada e altamente dançável, fizeram acender dentro da minha cabeça um grande néon com as palavras “Arcade Fire”. Sim, “os Arcade Fire da pop europeia” será, por ventura, o melhor epíteto que tenho para os definir. Não que haja qualquer tipo de decalque, mas a intensidade das músicas, as conjugações instrumentais, os coros e sobretudo a atitude das interpretações, trouxe-me à memória o concerto da banda canadiana, no SBSR 2007. E isto sem que se tivesse verificado a vocalização bipartida menina/menino tão marcante no som dos Lacrosse, por dói-dói no “gargantame” do Kristian Dahl, o que foi, a par da já mencionada falta de público, os únicos senãos deste concerto. No fim da noite, ainda deu para concretizar mais uma estreia na minha colecção vinílica, com a primeira compra de um LP num concerto, ainda por cima com direito a autógrafo da simpática Nina e sus muchachos. Parece que está encontrada a nova bolacha da época.





Sem comentários: