sábado, 30 de junho de 2007

Metallica @ SBSR (Lisboa)

O primeiro dia do festival Super Bock Super Rock seria o dia de Men Eater, More Than A Thousand, Blood Brothers, Mastodon, Stone Sour, Joe Satriani e Metallica. Para mim, foi o dia de Metallica com abertura de Satriani. Poderia ter sido também de Stone Sour, mas a organização tratou de montar uns acessos que me fizeram perder toda a sua actuação. Uma epopeia, que teve como ponto alto ter de estar duas vezes na fila para entrar, depois de um elemento do staff me mandar para lá, com o bilhete de 4 dias. É sempre bom, chegar ao fim de uma fila onde se esteve meia hora, e depois ouvir dizer que temos de ir para outra, arranjar uma treta qualquer para depois voltar ao mesmo local para mais meia hora de espera.
Quando entrei, Joe Satriani tinha iniciado a sua actuação, a qual não mexeu muito comigo. Sim senhor, o gajo toca muito bem, e o som é muito porreiro, mas falta a voz. Não é querer ser fundamentalista, mas rock para mim tem quatro axiomas: guitarra, baixo, bateria e voz. Depois podem-lhe juntar o que quiserem: teclas como Doors, violinos e orgãos como Arcade Fire, enfim o que quiserem, mas sem voz, fica-me sempre a soar a som de documentário televisivo.
Depois do Joe, e quando já estariam cerca de 40.000 no recinto, entraram os Srs. James Hetfield, Lars Ulrich, Kirk Hammet e Robert Trujillo para nos tratarem da saúde com o seu martelo compressor. Meu Deus, que tratamento! Aliás queria aproveitar a metáfora para deixar aqui um pedido: se devido a alguma desgraça qualquer, eu algum dia fique em coma prolongado, peço que arranjem maneira de pôr Metallica a tocar o One em full power, no quarto de hospital. Se eu não reagir àquele duplo bombo, podem desligar as máquinas.
Voltando então ao concerto, o primeiro da tornée Sick of the Studio Tour, foram duas horas e meia de alto impacto, sendo a set list a seguinte:
Main set:
Creeping Death
For Whom The Bell Tolls
Rid The Lightning
Disposable Heroes
The Unforgiven
...And Justice For All
The Memory Remians
The Four Horsemen
Orion
Fade To Black
Master of Puppets
Battery
Encore 1
Sad But True
Nothing
Else Matters
One
Enter Sandman
Encore 2
Am I Evil?
Seek and Destroy
Fica um video caseiro de fraca qualidade da One

E aqui, mais um video, desta vez do outro grupo que animou (ainda mais) a minha noite. Se assistir a um concerto de Metallica será sempre algo memorável, então quando se aproveita para rever amigos de infância e juventude torna-se mesmo inesquecível.

3 comentários:

rita maria josefina disse...

há ai um camarada que parece o Aragon do LOTR :D

Crama disse...

É um dos fundadores desta espelunca. Exilado desde o golpe de estado perpetrado pelo ditador facínora, moi-même.

Anónimo disse...

Eu Aragon ... nao me lembro mas se calhar até fui eu , já fiz tantos "filmes "

Não tenho devereas tempo para dedicar à espelunca mas o actual director de programação está de parabéns ...