domingo, 12 de agosto de 2007

Carapaus alimados

Apesar de ser uma receita relativamente popular, principalmente no Algarve de onde é oriunda, só recentemente provei carapaus alimados. Foi durante um almoço de trabalho, num restaurante ali para os lados de Alcântara-Terra. A refeição foi muito agradável e os carapaus estavam muito bem preparados pelo que fiquei de pesquisar a receita para a preparar chez moi, o que aconteceu hoje ao almoço.
De realçar que os carapaus têm que ser comprados de véspera e que estes têm de estar bem frescos para que o prato saia bem.

Ingredientes

1kg de carapaus pequenos (aprox. 15cm)
8 batatas pequenas
4 tomates
1 cebola
1 dente de alho
1dl de azeite
5cl de vinagre de vinho tinto
Oregãos q.b.
Sal (muito)

Preparação

Arranje os carapaus retirando a cabeça e as tripas. Lave-os muito bem e coloque-os em camadas alternadas de sal e carapaus num escorredor de modo a que saia o líquido da salmoura. Guarde no frigorífico durante pelo menos 24 horas. Após este tempo os carapaus ficam ligeiramente ressequidos. Lave-os em água corrente de modo a retirar o excesso de sal. Leve ao lume uma panela grande apenas com água. Quando levantar fervura junte os carapaus e deixe cozer durante 5 minutos. Entretanto pique a cebola, o dente de alho e a salsa para uma tigela e junte o azeite e o vinagre, com um toque de oregãos. Mexa bem. Depois de os carapaus estarem cozidos retire-os para um recipiente com água fria. Entretanto ponha a cozer as batatas com casca e uma pitada de sal. Alime os carapaus, que consiste em retirar-lhes a pele, a serrilha lateral e uma ou outra espinha mais saliente. Reserve. Depois de cozidas, retire a pele às batatas e disponha numa travessa. Junte o tomate cortado às rodelas e temperado com uma pitada de sal. Coloque os carapaus por cima e cubra com a marinada de cebola e salsa.

2 comentários:

Anónimo disse...

Por azar é só comidas levezinhas na Praceta, e eu que estou tão mal do meu figado!
SA

Crama disse...

Oh SA! Mas ainda aturas esse gajo. O fígado bem se entenda. Esses tipos só dão problemas. Faz como eu que despedi o meu quando tinha 20 anos. Nunca mais tive chatisses.