quarta-feira, 2 de maio de 2007

A cobra

Ontem, durante a corridinha matinal, cruzei-me com uma cobra. Não! Não estou a falar dessas! Era mesmo uma daquelas desprovidas de membros e de língua bífida. Salvo o erro era uma cobra-rateira. Teria cerca de 80 cm de comprimento, um diâmetro máximo de 5 cm e era esverdeada. Não é um facto tão extraordinário assim. É apenas uma consequência de se morar a 20 metros de uma zona que é classificada como reserva agrícola nacional. Este facto fez-me pensar sobre a carrada de bicharada que tenho a oportunidade de contemplar nestas situações. É o mal de correr. Como as pernas fazem todo o trabalho, o resto do corpo, incluindo o amendoim que tenho dentro do crânio, tem que se entreter com qualquer porcaria. Ontem por exemplo, para além da referida cobra, e não contando com insectos, vi: um gato, várias cegonhas, um peneireiro, pombos, rolas, pardais, patos, vacas, touros bravos, cavalos, ovelhas, perus, galinhas, lagostins, rãs e claro os inevitáveis cães. Pensei também, no tempo em que isto se verificará, ou seja, tentei imaginar quanto faltará para que um obscuro negócio imobiliário, converta o que agora são os melhores terrenos agrícolas nacionais, servidos por uns caminhos rurais que fazem umas excelentes pistas de atletismo, em áreas de alto valor estratégico para a região e para o país – leia-se local mesmo porreirinho para atascar de betão. Nessa altura, o que é que eu, e muitos que têm opinião idêntica, iremos fazer? Nada. Quanto muito teremos umas conversas de indignação na tasca. Ou será que não?
Acho que ando a pensar de mais…

4 comentários:

rita maria josefina disse...

Oh não.. cobras é que não:| onde é que tu vais correr mesmo? é para não passar por lá!!!!!!

Anónimo disse...

Coitadas das cobras elas só andam na vida delas e pedem a Deus para não verem humanos.
São animais úteis nos campos não são agressivas a não ser que se sintem ameaçadas,e não se deve dar-lhe o estatuto de repulsa lá porque existe a "lenda" o Adão e Eva" que tornou este animal odioso por tanta gente. É só uma questão de mentalização,e compreensão, para com a coitada "COBRA"

Crama disse...

É verdade caro Anónimo. Esta com que me cruzei, de imediato se pôs em fuga. Ainda a tentei agarrar, mas foi de todo impossível. Atenção que o objectivo era apenas o de a poder observar melhor, fotografá-la e mostrá-la à minha filha se possível, exactamente para que ela não cresça com o estigma das "cobras más".
É totalmente irracional a aversão às cobras, principalmente no caso das pessoas ligadas ao campo. São dos melhores aliados que um agricultor pode ter, e são uns animais magníficos e deslumbrantes de se observar, no seu habitat natural.

rita maria josefina disse...

adorava do fundo do coração concordar com tudo isso. mas não consigo, é mais forte:|