quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Mamajuana

Para mim, foi mesmo a bebida das férias. O desconhecimento era total pelo que quando a provei não fazia a mínima ideia do que estava a beber. Percebe-se logo o rum, mas é mais suave, e depois tem uma quantidade de sabores e aromas que nos levam a perguntar: mas que raio é que isto leva?
Lá me explicaram que se trata de uma bebida que possivelmente teve a sua origem num preparado com fins medicinais, mas que devido ao seu agradável sabor se popularizou como bebida nacional. Também lhe atribuem propriedades afrodisíacas. Chamam-lhe o viagra dominicano, e responsabilizam a bebida pela alta taxa de natalidade do país (é comum encontrar mulheres com sete ou mais filhos).
Em conversa com os “locais” percebi que não existe uma receita exclusiva de mamajuana. O princípio é comum a todas, mas cada dominicano tem uma receita familiar com os seus toques particulares. Basicamente trata-se de uma infusão de várias ervas, folhas, especiarias, cascas ou raízes de árvore, numa bebida alcoólica, ou mistura de bebidas.
As receitas mais comuns levam rum, vinho tinto e mel, e como elementos aromatizantes: timacle, osua, marabelí, palo de manguei, palo índio, bohuco caro, brasil, canelilla, entre outros.
Como lembrança, comprei uma garrafa da bebida já preparada e um saco das ervas e cascas aromatizantes para preparar mamajuana em casa. Agora ando a apurar aquela que será a minha receita. A melhor do mundo como é óbvio. Enquanto a mamajuana do Crama não está pronta, vou ali abrir a outra garrafinha. Vai um copito?

5 comentários:

Anónimo disse...

Bebe vários copinhos e oferece à Mrs Crama............

Crama disse...

Por aqui bebe-se só mesmo pelo prazer degustativo. Mas quem sabe não está aqui a solução para o combate à desertificação do interior do país?

mauzinho disse...

Aonde posso compra?
tem algum sait que vende por um presso agradavel?

Crama disse...

Olá Mauzinho, bem-vindo à Praceta!
Não faço a mínima ideia onde se pode comprar mamajuana fora da República Dominicana.

joai disse...

Fui a Punta Cana, tomei muita Mamajuana..... Tb trouxe uma garrafa, mas terei de prepará-la....
Muito engraçado, os garçons me serviam sempre com sorriso malicioso no rosto..... Até um jantar onde estava sendo servido Viuve Cliquot, conversei sobre a bebida comum garçom e logo ele trouxe uma dose pra mim.....
A receita q me foi passada:
Misturar rum, vinho doce e vodka na garrafa com as cascas de arvore, aguardar 3 dias e dispensar o liquido. Depois misturar rum, vinho doce e mel.
Abraço