segunda-feira, 2 de março de 2009

B10

- E o que fazes com o biodiesel?
- Bem, faço uma cena muita maluca! Nem tás bem a ver!
- O quê?
- Ponho-o no depósito do carro! E mais! Depois dou à chave, ponho o motor a trabalhar e ando!!!
- Estás a brincar! Ganda maluco!

Pois é! O pópó já anda a B10 (biodiesel a 10%). Se continuar com esta proporção, os 80 litros já produzidos darão para sensivelmente 6 meses e representarão cerca de 1400km percorridos à conta das batatas fritas de um punhado de gente. É uma brincadeira é certo, e algo para além disto é totalmente inviável, mas é engraçado – o estudo do processo, a implementação do processo produtivo e o convívio com os colegas – e sabe bem saber que se dá um destino melhor a um resíduo altamente poluente que, neste caso, iria parar a um qualquer aterro ou, pior ainda, ao esgoto. E o destino que era (e em alguns casos ainda é) habitual para os óleos vegetais usados é realmente algo que não me sai da cabeça, desde que me debrucei nesta coisa do biodiesel. Como foi possível? Anos e anos a poluir o meio ambiente e ao mesmo tempo a desperdiçar um resíduo tão valioso, ou melhor, tão facilmente valorizável? Realmente… Haja petróleo… Felizmente começam a aparecer os oleões e ao nível empresarial a recolha já é legalmente obrigatória. Que estas medidas sejam acompanhados de civismo e bom senso é o que se deseja.
Por aqui, neste momento, preparo-me já para a segunda fase: o que fazer com a glicerina?

Para os cépticos que (ainda) não acreditam…

1 comentário:

Trigo disse...

já te expliquei o que fazer com a glicerina!Guardas e dás ao trigo, depois de ficar no formato combinado!mas, olha que se eu não faço nada de fritos, só posso contribuir para os copos e convivio!hehe a mim parece-me bem!