quinta-feira, 10 de junho de 2010

Galinha Árabe

Após um arranque tipo blitzkrieg, a dieta entrou numa espécie de velocidade de cruzeiro, permitindo-me agora, de tempos a tempos, alguns devaneios. Foi o caso de hoje, em que uma galinha caseira, daquelas criadas a milho e couves, serviu de mote a uma facadinha calórica. Mais do que justificado digo eu, que cada vez mais tenho saudades daquelas carnes que realmente sabiam a carne. A inspiração para este prato fui buscá-la aqui, no entanto, como se pode constatar, decidi inventar um pouco. As alterações efectuadas foram, quanto a mim, todas positivas. Apenas se perdeu algum efeito estético na relação arroz de açafrão (amarelo) / milho (também amarelo). Se repetisse agora, talvez trocasse o milho por ervilhas, para um melhor efeito visual. Mesmo assim, quem provou, aprovou.

Ingredientes
1 galinha do campo
400g de arroz agulha
285g de milho doce
150g de amêndoa laminada
100g de pinhão
185g de cogumelos laminados
100g de passas escuras
100g de passas claras
1dl de vinho do Porto
50g de manteiga sem sal
2 cebolas grandes
4 dentes de alho
1 malagueta pequena
1 folha de louro
Tomilho, alecrim, pimenta preta, açafrão, sal q.b.

Preparação
Duas horas antes de começar a confeccionar o prato, colocar as passas (claras e escuras) numa tigela, juntar o vinho do Porto e deixe embeber.
Colocar a galinha numa panela de pressão, temperar com tomilho, alecrim, sal e pimenta, juntar uma das cebolas inteira, dois dentes de alho esmagados e a malagueta. Cobrir com água e levar a cozer durante 40 minutos. Depois de cozida a galinha, desfiar. Filtrar e reservar o caldo da cozedura.
Numa panela, misturar meia parte de água com meia parte de caldo de galinha, pôr ao lume e deixar levantar fervura. Juntar uma colher de sobremesa de açafrão, o arroz e temperar de sal. Quando o arroz estiver quase cozido, juntar o milho cozido, metade dos pinhões, das amêndoas e por fim metade das passas. Deixar acabar de cozer o arroz,
Cortar uma cebola às rodelas e levar a refogar em azeite, juntamente com dois dentes de alho picados. Quando a cebola estiver macia, juntar a galinha desfiada e os cogumelos. Se necessário juntar também um pouco de caldo.
Num tabuleiro, colocar primeiro a galinha com a cebola e os cogumelos, seguida do arroz e como cobertura os restantes pinhões, amêndoas e passas envolvidos previamente na manteiga derretida. Levar ao forno a tostar ligeiramente.

2 comentários:

Anónimo disse...

pela foto: aprovadissimo!

Trigo disse...

Pois, pois, mas quem me diz a mim que estava bom, mesmo bom?Se prova~r, não é possivel avaliar!

Para além de que, lá em casa não fazes tu disto!...
(resposta ao teu post no "Mais Algarve")