quarta-feira, 3 de setembro de 2008

No cinema

Uma tosse, distrai-me. Um comentário audível, perturba-me. O acto de ruminar pipocas ou sorver refrigerantes, irrita-me. Um toque de telemóvel, faz-me rogar pragas. Atender um telemóvel, gera mensagens telepáticas com imensos palavrões pelo meio. Dez gaiatos a fazerem tudo isto e ainda a conversarem alegremente como se estivessem no recreio da escola, faz-me sonhar com empalamentos na boa tradição Zulu, desmembramentos por moto-serra e machados a racharem crânios aparentemente ocos. É assim mesmo! Para mim, cinema tem dois requisitos. Escuridão e silêncio totais. Se quanto à escuridão a coisa é pacífica (pelo menos até alguém se lembrar de fazer pegar a moda de levar lanternas para o cinema), já a questão do silêncio é deveras problemática. Até a sala da minha “quiet town” padece dessa enfermidade de há uns tempos para cá. Lisboa entretanto deixou de ser opção, pelo menos numa base frequente, dada a distância. Foi neste contexto que a descoberta da sala de cinema do Centro Cultural do Cartaxo, especialmente a programação das quintas-feiras, dedicada ao cinema dito alternativo e até à data frequentada apenas por gente civilizada, se me afigurou como um oásis no deserto. Infelizmente, o site onde ia consultando a programação deixou de ser actualizado, o que me deixa apreensivo perante o que aparenta ser falta de empenho da Câmara (gestora do Centro Cultural do Cartaxo), leia-se falta de investimento, leia-se falta de dinheiro, leia-se está aqui está aquilo fechado. De qualquer maneira, soube que amanhã passam o “Lars e o verdadeiro amor” (Lars and the Real Girl) e mais uma vez lá estarei, no escurinho do cinema... e no silenciozinho também, se Deus quiser e os homens deixarem.


Sem comentários: