sábado, 17 de janeiro de 2009

Feijoada de choco

Mais um dia dedicado aos biocombustíveis, mais um petisco a permear a elaboração de umas litradas de biodiesel. Enquanto na oficina se prepara metóxido e a transesterificação do óleo vegetal usado, na cozinha, o belo do refogado abre caminho à feijoada de chocos. Se alguma vez misturo as águas, dá merda da grossa mas até lá tem corrido tudo bem e assim se se vão passando belos dias na companhia de amigos de trabalho. Gosto muito de cozinhar para os amigos de trabalho. Primeiro, porque é tudo pessoal de bom alimento, daqueles que satisfaz ver comer. Sim, porque há um prazer especial em ver alguém virar três discos de uma feijoada preparada por nós; segundo, porque ao me auxiliarem na preparação da refeição, contrasta bastante com o ambiente da minha cozinha doméstica. É bastante diferente (para melhor) ouvir como resposta a um "Pica-me aí 2 cebolas.", um "Sim, chefe!", em vez de um "Não és tu que estás a cozinhar!? Safa-te!". E no fim ainda arrumam tudo e lavam a louça sem protestar. Ah! Se fosse sempre assim! Na preparação destas refeições é que dá para ver como deve ser boa a vida daqueles chefes com reputação firmada, rodeados de ajudantes para as tarefas corriqueiras que os deixam totalmente disponíveis para o processo criativo. Sortudos! Bom mas passemos ao que me traz aqui, a feijoada de chocos:

Ingredientes
1kg de feijão manteiga
1kg de choco (grande, cortado em tiras)
1kg de camarão 40/60
2 cebolas médias
6 dentes de alho
3 cenouras
3 tomates
1 molho de coentros
3 malaguetas
1dl azeite
Sal, pimenta, louro, paprika q. b.

Preparação
De véspera, coze-se o feijão. Antes também cozem-se os camarões (água, sal e uma malagueta) e descascam-se, reservando-se o caldo da cozedura.
Pica-se a cebola, o alho e a malagueta para um tacho grande. Rega-se com o azeite e deixa-se refogar ligeiramente. Junta-se a cenoura logo seguida do tomate sem pele (há quem tire também as grainhas mas eu não me dou a esse trabalho). Envolve-se bem e deixa-se cozinhar mais uns minutos, mexendo de modo a não queimar. Junta-se o choco que há-de libertar bastante líquido. Deixa-se cozinhar até cozer. Se for necessário refrescar, utiliza-se o caldo do camarão (não mais de um um copo). Quando tudo se apresentar bem cozinhado junta-se o feijão, do qual se reserva cerca de 200g, que depois de esmagado, se junta para dar mais textura ao molho da feijoada. Junta-se também o camarão descascado. Ajusta-se de sal e restantes temperos. Depois de tirar do lume junta-se os coentros picados e deixa-se apurar 10 minutos antes de servir.

Sem comentários: