domingo, 13 de julho de 2008

Optimus Alive 2008 - Dia 1

O aguardado dia 10 tinha chegado e a vontade de não perder mais do que era tido como certo à partida, fez com esta alminha se apresentasse no Passeio Marítimo de Algés, ainda não eram 17:00 horas.
Após quase uma hora, à esturrina, para passar pela zona de segurança da entrada (um bem-haja à organização) lá consegui entrar e rapidamente repor líquidos ao som dos Kalashnikov. Som fuckin porreiro, fuckin divertidos… Era o que se fuckin precisava.

Seguiu-se uma romaria pelo espaço dos comes e bebes a ver se me despertavam os apetites. Coisa fácil, diga-se de passagem. Entretanto encontro um colega que não via há mais de 10 anos. Melhor, ele é que me encontrou, pois eu, sinceramente, não o teria conhecido. Conversa para aqui, conversa para ali, que tinha estado no Alive do ano passado e que tinha sido a maior das confusões para comer e beber, principalmente a partir da noite. Mau! Achei melhor forrar os meus três estômagos e apostar na dieta líquida para o resto da noite. Excelente decisão face ao confirmado caos para se conseguir o que quer que fosse a partir do fim da tarde.

Entretanto, eram quase 7 horas, sendo tempo de rumar ao Metro On Stage para os Vampire Weekend. Um bom concerto apesar de o som da tenda não me ter agradado muito. Apesar disso, a boa disposição foi geral enquanto desfilaram os temas do álbum de estreia dos rapazes que misturam Brooklin com o Soweto, dando ainda para conhecer dois temas novos. Primeira nota positiva do dia.

Seguiram-se os MGMT, naquele que foi, para mim o maior erro da organização, no que toca ao horário do 1º dia. Com a desistência dos Cansei de Ser Sexy, podiam perfeitamente ter reajustado as actuações de modo a que The National não coincidisse com MGMT. Assim, e perante um arranque morno, com alguns dos temas mais calmos, decidiu-se rumar ao palco principal onde já actuavam Mr. Beringer e Cia Lda. Aqui, confirmou-se o que toda a gente que esteve, no último concerto dos The National, na Aula Magna, sabia de antemão. Aquela actuação, que agora nos aflorava a pele, nunca poderia igualar a do passado mês de Maio, onde foram feitos cortes bem profundos, muitos dos quais ainda não sararam. Destacou-se no entanto, em relação ao último concerto, a presença do conjunto de sopros que ajudaram a dar outra dimensão a algumas músicas, com a grande Fake Empire em destaque.

Seguiram-se os Gogol Bordelo, um dos concertos que eu mais aguardava. Depois de ter ouvido relatos na primeira pessoa, sobre o concerto do ano passado em Sines, e de ter visto pela televisão a actuação em Paredes de Coura, sabia ao que ia: energia contagiante em forma de gipsy-punk. E foi isso que tive. Eugene Hutz e companhia nunca falham e por muitos milhares de pessoas que tenham à sua frente a dançar, pular e cantar, conseguem fazer sempre uma festa ainda maior em cima do palco.

Vindos da Suécia, os The Hives, com o seu rock’n’roll em estado puro, foram os senhores que se seguiram. Um concerto também cheio de pujança onde o vocalista usou e abusou da interacção com público (na minha opinião abusou mesmo um pouquinho demais).

Para terminar (a minha) noite, os tão aguardados Rage Against The Machine. Anunciados por uma sirene, como se de um ataque aéreo se tratasse, Zack de la Rocha, Tom Morello, Tim Commerford e Brad Wilk terraplenaram completamente o Passeio Marítimo de Algés, naquele que foi o concerto mais físico que eu alguma vez assisti. Simplesmente impressionante ver uma plateia de 40.000 pessoas em mosh-mode, desde Testify - a primeira música tocada – até ao último acorde de Killing in the Name, com que se despediram.

Um dia muito bem passado em que se destacaram, pela positiva: a qualidade do cartaz, os concertos e a companhia; pela negativa: alguns aspectos a serem melhorados pela organização, nomeadamente: as acessibilidades ao festival e a zona de restauração. Ah! E aquela "tenda" electrónica também estava muito mal localizada, poluindo (sonoramente) ambos os palcos. Posto isto, Srs. da Everything Is New, tratem lá disso, que para o ano que vem vou lá averiguar as melhorias.


Sem comentários: