sábado, 5 de julho de 2008

Pizza

Como alguém fez questão de salientar, há muito que não se via por aqui uma comezaina. Não que se tenha deixado de comer por estas bandas, antes pelo contrário, como podem atestar facilmente e fazer notar, aqueles que me conhecem; aliás, alguns fazem-no mesmo, ainda por cima, sem qualquer tipo de misericórdia. Sacanas!

Pois bem, hoje trago aqui a minha versão desse prato da alta cozinha internacional designado por Pizza. Trata-se de um dos primeiros pratos que aprendi a fazer, era eu ainda gaiato, sendo também um dos que mais gosto, dentro do universo da cozinha italiana. A receita é muito simples de fazer e a imaginação é o limite. Só a parte da massa complica um pouco o processo a quem está pouco familiarizado com este tipo de javardanço. Não querendo ter muito trabalho, pode-se sempre utilizar bases de pizzas pré-confeccionadas mas nunca é a mesma coisa. Até aqui há uns tempos, eu resolvia o “problema” da massa, recorrendo a uma cunha junto da minha padeira preferida que, pedindo com antecedência, me reservava massa de pão de óptima qualidade. Com a recente emigração da Ti Lurdes, para terras de Sarkozy, voltei a ter que me virar sozinho. E é aqui que entra o pequeno doméstico do demo. Pois é! Tenho de dar o braço a torcer. Aquela porra da Bimby, faz uma excelente massa de pizza em menos de um farelo.

Então vamos lá, passo-a-passo, com fotografias e tudo (hã quem é amigo, quem é?).

Ingredientes para a massa:

400g farinha
1 colher de chá de sal
50g de azeite
2dl de água
1 saqueta de Fermipan

Tudo para dentro da Bimby executando o programa de acordo com a receita para massa de pizza. Não havendo Bimby, ou outro arganel equivalente que amasse, tem de ser à mão. Não virá nenhum mal ao mundo por isso, asseguro-vos.

Retirar para um prato, ou tigela, e deixar levedar durante pelo menos duas horas.

Enquanto a massa leveda, prepare os ingredientes que irá pôr por cima da massa. Neste caso:
azeitonas – descaroçadas e cortadas às rodelas
chouriço – sem a pele e cortado em rodelas
cebola – picada muito fina
ananás – cortado em pedaços pequenos
fiambre – fatia grossa cortada em pedaços pequenos
cogumelos – cortados em fatias

Entretanto a massa levedou. Agora, arranje uma superfície limpa, polvilhe-a de farinha e amasse bem a massa. De seguida, separe-a em quantidades adequadas às bases e tenda-a com ajuda de rolo da massa. Estenda-a nas bases polvilhadas de farinha de modo a que a massa cubra toda a superfície com uma espessura homogénea. Para o meu gosto, a espessura da massa depois de estendida nas bases, oscila entre os 2 e os 5 milímetros, aproximadamente.

Com a massa estendida nas bases, cubra com polpa de tomate.

Coloque por cima os ingredientes desejados.
Tempere com oregãos (obrigatórios a meu ver) e outras ervas que entenda. Eu normalmente ponho também um pouco de pimenta preta.

Regue com um fio de azeite. Pouco, que não queremos a pizza alagada em gordura.
Cubra com queijo mozarella ou mistura de queijos. Neste caso, fiz uma pizza utilizando apenas mozarella fresco, enquanto outra levou um fio de natas, queijo emental e mozarella.

Leve ao forno (bem quente) durante cerca de 20 minutos.

5 comentários:

Anónimo disse...

Tb comia um bocadito

rita maria josefina disse...

vê lá se convidaste...

Anónimo disse...

Para a próxima não necessitamos de fotografias. Se queres realmente impressionar os teus amigos tens de fazer uma degustação. Assim torna-se dificil opinar já que apenas ficamos com aquela saliva na boca a que se designa como "Água na Boca".

Bom! ou com degustação ou sem fotografias.

Caricas

M. disse...

Omg. Eu tão comia isso agora...

*saliva*

Crama disse...

Anónimo,
Não duvido. :) Talvez para a próxima...

Rita,
Considera-te convidada para a próxima. Mas olha que é para trazeres apetite. Are we clear?

Caricas,
Eu dou-te a degustação! Comes o que houver e mai nada!
Sábado a gente conversa!

M,
:) Se desse para enviar como anexo de mail estavas tão garantida!
Obrigado pela visita.