quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Dia 1

Contra adversidades de várias ordens lá se deu início à temporada vinícola 2009. Este primeiro dia começou com a parte da manhã toda ela dedicada a limpezas e lavagens. Foi o conselho que a avó me deu quando as coisas correram mal no meu primeiro ano vinícola. “O vinho quer muita limpeza.”, disse-me ela. Desde então (como isto entre Virgens, se um diz mata o outro diz esfola), o lema cá em casa passou a ser: “Se não serve para neurocirurgia, não serve para vinho.” Posto isto só há um remédio, ou melhor, dois: água, soda cáustica, água, soda cáustica, água, água, água, água. É assim no fim da temporada, antes de se guardarem todos os utensílios, é assim nesta altura antes de os pôr a uso. Dornas, prensa, baldes, funis, cubas… tudo vai à desinfecção, inclusive a adega que, depois de arrumada, foi bem mechada.


Da parte da tarde, já na companhia do mecenas-pai rumou-se ao Pinhal Novo para buscar as uvas, mais uma vez fornecidas pela família do colega N. 230kg da casta Periquita com os cachos a apresentarem-se bonitos, em muito bom estado, sem mosquitos ou vestígios de doenças e com alcool provável de 13,5º. O único senão foi a temperatura a que se encontravam as uvas, fruto do calor que hoje se fez sentir. Nada de grave, no entanto.


Com o início da noite, passou-se à pisa, com o Pirralho a dar início ao baile, seguido aqui do Je e por fim pela renitente Mrs.. Pisa sem desengaço, como é hábito aqui em casa, apenas com remoção de folhas e de um ou outro granho maior. Desinfecção do mosto e correcção ácida durante a pisa e está feito o dia. Amanhã há mais.

1 comentário:

Trigo disse...

Bom isto promete, ve lá se te lembras dos Lanzudos dos amigos que ficam de perna traçada à espera de provar esse nectar de uva...