domingo, 27 de setembro de 2009

Dia 3

Dia D da vinificação. O dia em que, segundo as minhas intenções, pretendia ter o processo de fermentação iniciado, o que não se verificou até às 13:00 horas. Comecei a ficar preocupado, pois sabia que o fornecedor das uvas, na sua vinificação, teve de fazer desdobramento (adição de água), algo que não pretendia fazer à partida. Apesar de ter ainda algum tempo até ao ponto de não retorno, ou ponto de desastre para ser mais preciso, decidi não arriscar e criei uma zona de menor densidade de açúcar com a adição muito suave de 1 litro de água mineral, dividido proporcionalmente por ambas as dornas. Mesmo assim, numa de cintos e suspensórios, decidi sair à procura de uma adega onde estivesse já a decorrer a fermentação, afim de arranjar uma pequena quantidade de mosto que servisse de motor de arranque no meu “lagar”. À segunda tentativa, não só já tinha uma garrafa de 1,5 litro de mosto em fermentação, como ainda consegui uma “consulta” com um enólogo muito simpático, que para além de me ter dado uma série de valiosos conselhos, ainda se ofereceu para fazer a análise laboratorial da minha mistela. Realmente, não há vida como a do campo! E com esta coisa do passeio e da conversa, verifiquei, quando cheguei a casa, que afinal não havia necessidade dos suspensórios. Numa das dornas percebia-se já claramente a fermentação, apesar da subida de temperatura do mosto ainda não se fazer sentir, e na outra dorna o processo também tinha tido início. Mesmo assim, decidi seguir o conselho do enólogo e separei 38,5 litros de mosto para a cuba pequena, aos quais adicionei o litro e meio do mosto em fermentação. Resumindo: tenho 40 litros de mosto em vinificação de bica-aberta, sendo que os restantes vão ficar mais um dia em curtimenta, concluindo amanhã a passagem do mosto.



3 comentários:

Anónimo disse...

Que trabalheira .....
Acho que te andam a explorar.

doce e bela disse...

XIIIIIIIIIIIIIIII...o meu querido avô tinha um desses mas GIGANTE!!!

que giro!

Crama disse...

É G., normalmente são bem grandes. O da minha vó também o era. Este é quase de brincar. Mas vai dando para as encomendas.