domingo, 27 de setembro de 2009

Dia 4

Naquele que foi sem dúvida o dia mais trabalhoso da saga vinícola, foi passado o restante mosto para a cuba de 150 litros. Este mosto encontrava-se já com a fermetação em velocidade de cruzeiro, verificando-se emersão das massas sólidas e aumento de temperatura notório.

Feita também a recolha do engaço sobrante, que será futuramente incorporado na destilação de aguardente bagaceira, assim como a lavagem ligeira de todos os utensílios.

Como balanço, neste momento encontram-se a fermentar cerca de 180 litros de mosto, distribuídos por duas cubas, em temperatura ambiente de 24ºC, com temperatura de mosto de 26ºC. O aroma é agradável, assim como o sabor, o que me deixa esperançado quanto ao resultado final. Quanto à côr, parece-me que será mais carregada em relação à do ano passado, fruto do maior período de contacto do mosto com as partes sólidas.

3 comentários:

doce e bela disse...

Meu Deus, quantos artefactos e quanta trabalheira, é de facto preciso muito gosto!

Eu que não admiro vinho tinto, até estou a ficar com curiusidade!! heheh

Crama disse...

Não seja por isso. Assim que for possível, sacia-se essa curiosidade. :)

Trigo disse...

Eu tambem estou curioso!hehe..

Abraco