domingo, 17 de janeiro de 2010

5 *


A chafarica foi presenteada com o selo “Este blog é 5 estrelas”, num acto que só pode ter como justificação a simpatia da G.
Muito obrigado!

Dizem então as regras:

1. Publique a imagem do selo, as regras e coloque o link de quem passou;

Esta é fácil. Já estão ali em cima.

2. Diga as 5 músicas preferidas de sempre;

Aqui é que a vaca torce o rabo. 5 músicas preferidas de sempre é simplesmente impossível. Se me pedissem as 5 músicas preferidas para uma determinada situação – uma boa mochada, para dançar, para conduzir, para uma noite romântica… – ainda era capaz de arriscar, agora “de sempre” não consigo mesmo. Gosto de muitos tipos de música, de muitos artistas, de muitas músicas, para uma escolha tão absoluta. Decidi por isso distorcer um pouco o conceito da regra, publicando 5 músicas que eu catalogaria como “mais especiais de sempre”, no sentido de serem aquelas que mais mexem comigo, especialmente quando tocadas em determinadas ocasiões. Começando pela primeira…



1ª Sim é o hino nacional. É verdade que muitas vezes quando saio de casa, quando abro um jornal ou ligo a televisão, fico com dúvidas se isto é realmente um país ou um esconso mal frequentado. Mas apesar de tudo é o meu país e ouvir o hino, sobretudo quando serve de pano de fundo para o reconhecimento do mérito de conterrâneos, enche-me de orgulho. E ainda por cima, “tendenciosismos” à parte, é hino muito bonito.



2ª A música que serviu de senha para a revolução que pôs fim à ditadura no meu país, tinha eu um ano e meio. O passaporte musical para a liberdade. Sempre que a ouço agradeço a todos os que saíram dos quartéis na noite de 24 de Abril de 1974. E claro, recordo Zeca…



3ª Palavras para quê? Está tudo na letra.



4ª Amália – a que, na música, elevou o nome de Portugal mais alto. Aqui a cantar uma letra de Pedro Homem de Mello, naquele que é um dos ex-líbris do fado.



5ª Não me perguntem porquê mas sempre que ouço isto… Eu que até não sou nada destas coisas.


3. Passe a 5 blogues que ache 5* e que os avise do prémio.
Esta regra é que vou passar. Como se costuma dizer, não há regra sem excepção.

2 comentários:

doce e bela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
doce e bela disse...

O grande desafio do domingo à tarde! Escolhas muito interessantes!

Cumprimentos à família Crama!