domingo, 31 de janeiro de 2010

Sopa Até Que Enfim


Porquê “Sopa Até Que Enfim”? Primeiro, porque foi uma sopa feita em regime de marcha à vista, ou seja, pode-se dizer que a inventei e, como tal, precisava de a baptizar; segundo, porque ando há mais de dois anos para fazer esta sopa. Explicando. Há muito, muito tempo, fui um dia almoçar a casa da tia S.. Serviu-me uma sopa que tinha acabado de fazer e que estava tão boa que pedi-lhe a receita. Infelizmente não a tinha, ou não me quis dar, ainda hoje estou para saber. Disse-me que tinha sido feita com dicas de uma amiga mas tendo a mão da experiência como guia supremo. Fixei no entanto alguns ingredientes: frango, aipo e grão e registei o aroma, a lembrar perfumes orientais. Desde então, sempre que passo num mercado, ou na zona dos legumes de um supermercado, que tenha aipo, lembro-me da sopa da tia. Hoje aconteceu-me precisamente isso. Andava às compras e enquanto escolhia fruta, veio-me ao narigame o aroma de uns molhos de aipo muito viçosos. Não é tarde, nem é cedo! Comprei mais algumas coisas que me pareceram adequadas e fiz-me às panelas. Agora, depois de degustada por toda a família, posso afirmar que a Sopa Até Que Enfim superou as todas as expectativas. Estava óptima!

Ingredientes:
- ½ frango
- 2 cebolas (1 grande e 1 pequena)
- 1 folha de louro
- 50g de gengibre fresco
- 1 batata grande
- 1 chuchu
- 2 colheres de sopa de polpa de tomate
- 1 frasco de grão cozido
- 1 molho de aipo
- 2 cenouras
- 100g de massa “cotovelos pequenos”
- 50cl de azeite
- 1 colher de sopa de molho de soja
- Sal

Preparação
Coloque numa panela: o frango, a cebola pequena, a folha de louro e o gengibre descascado e cortado aos pedaços. Junte cerca de 1 litro de água, tempere com sal e deixe ferver até cozer. Depois de cozido, desosse o frango. Coe e reserve o caldo da cozedura.
Corte a cebola às rodelas, junte o azeite e leve a refogar em lume brando numa panela grande. Quando a cebola começar a ficar transparente, junte a batata e o chuchu cortados aos cubos, a polpa de tomate, 1/3 do frasco de grão, o molho de soja, um copo de água e deixe cozinhar bem, mexendo de tempos a tempos. Ajuste de água se necessário. Quando todos os ingredientes estiverem bem cozidos, triture com a varinha mágica até reduzir tudo a um creme. Adicione o caldo do frango e quando estiver novamente a ferver junte primeiro as cenouras cortadas em pedaços pequenos, seguidas da massa, do resto do grão, dos pedaços de frango e por fim das folhas do aipo cortadas ligeiramente.

3 comentários:

M. disse...

Eu QUERO comer isto!

Crama disse...

Ó M. trata-se já disso!
Sábado... que me dizes?
Sopa, Úria e a famigerada jeca?

Susana disse...

Tem muito bom aspecto!!!
Sim senhor! Até tem o modo de preparação e tudo... ;) Hehehe!