sábado, 17 de novembro de 2007

Restaurante A Escola

Desde que entrei para a empresa onde trabalho, já lá vão quase nove anos, faço por promover umas patuscadas com os colegas que constituem a minha equipa de trabalho. Às vezes a custas próprias, outras vezes fazendo uma vaquinha entre todos, lá nos vamos reunindo, sensivelmente uma vez por ano, num evento em que a regra é: o serviço fica de fora.

Este ano, a festa foi feita com os prémios acumulados (pequenos infelizmente) pela sociedade do Euromilhões e o programa consistiu num passeio à Comporta, seguido de um almoço no restaurante A Escola.

A primeira vez que visitei este restaurante também foi com colegas de trabalho, se bem que o âmbito do evento era outro. Surpreendeu-me a qualidade da refeição naquele lugar entre Alcácer e a Comporta. Voltei depois com a Mrs. Crama, e mais uma vez a satisfação foi total, não dando por mal empregues os quilómetros percorridos até aos Cachopos.

O restaurante tem como particularidade estar instalado num edifício que foi em tempos uma escola primária. Apesar de ter sofrido obras de adaptação, principalmente no interior, nota-se que houve o cuidado de manter preservados certos pormenores como os quadros de ardósia, ou a vitrina com livros escolares antigos, que nos remetem para a realidade de uma escola de há 50 anos.

Quando chegámos tínhamos à nossa espera uns aperitivos servidos no espaço exterior onde em tempos foi o recreio. Depois passou-se a uma das duas salas para a refeição propriamente dita. Começou-se com um sortido de entradas todas elas muito bem preparadas. Bacalhau com grão, feijão-frade com atum, linguiça assada, coelho de coentrada, salada de pimentos, cenoura aberta, queijo e azeitonas. Seguiu-se um excelente ensopado de cherne, em que sobressai a qualidade e a frescura do dito. Depois foi a vez de provar a empada de coelho bravo, prato vencedor de vários concursos de gastronomia. Também estava muito boa. Para finalizar um sortido de frutas e um outro de doces. A acompanhar a refeição provaram-se o branco da casa e um tinto do Dão, seguidos de licor de bolota e aguardente da casa servidos em cabaças. Como aperitivos tivemos vermute e do moscatel. De realçar que por causa do problema do álcool vs. condução, alugou-se o minibus do vizinho Manel, que tal como em 2000 fez de motorista do grupo.

Um dia muito bem passado, em que o ponto alto foi sem dúvida a refeição n’A Escola, e claro, o convívio entre amigos que também são colegas.

Restaurante A Escola

Estrada Nacional 253 - Cachopos
7580-308 ALCÁCER DO SAL

Tel: 265612 816

1 comentário:

Anónimo disse...

Rica Vida!!!
Comer e beber...tu estás sempre lá!