domingo, 4 de novembro de 2007

Vol-au-vent au chèvre et jambon

Dito assim até parece uma coisa muito complicada. Na realidade, trata-se de um folhado muito simples de fazer, isto claro, se se comprar a massa já preparada, que é o que dá mais trabalho.
Para além da receita indicada em baixo, foram feitos alguns folhados em que o presunto foi substituído por doce de framboesa, e outros só com queijo, para serem servidos com mel e nozes.
Dado tratar-se de um prato com pouco processamento, é fundamental assegurar uma boa qualidade dos ingredientes. Destaco o queijo utilizado, produzido pelo Sr. Adolfo, na Granja dos Moinhos, na Maçussa. Estava tão bom que metade de um queijo foi consumido com umas fatias de pão alentejano e um copo de vinho. A sorte foi que tinha comprado dois. Para quem estiver interessado, informo que já o vi à venda no Club del Gourmet do El Corte Inglés e na Delidelux.

Ingredientes

1 pacote de massa folhada congelada (2x200g)
1 queijo de cabra tipo chèvre (250g)
200g de presunto fatiado
1 ovo

Preparação

Retire a massa do congelador com um dia de antecedência e coloque no frigorífico para descongelar lentamente. Depois de descongelada, estenda com o rolo da massa, numa superfície polvilhada de farinha, até atingir uma espessura de aproximadamente 3mm. Corte pequenas porções de queijo e de presunto e disponha sobre a massa. Corte a massa de modo a cobrir as porções. Una a parte superior da massa com a parte inferior, colando com um pouco de clara de ovo. Coloque os folhados num tabuleiro forrado com papel vegetal e pincele com gema de ovo batida. Leve ao forno, previamente aquecido a cerca de 220º, durante cerca de 15 minutos.

Sem comentários: