quarta-feira, 8 de julho de 2009

Sopa de cação

Afinal tudo se resolveu com uma ida ao Continente da Amadora, onde se encontrava todo o cação disponível para a zona de Lisboa, ao módico preço de 14,79€/kg. É caso para dizer: nunca se encontra uma Alta Autoridade para a Concorrência quando é preciso uma! Desdramatizado o drama, caçãozinho do melhor no saco e siga para Sopa de Cação, naquele que foi mais um jantar ajantarado em contexto laboral, desta vez com a participação de altas patentes que se juntaram às patentes habitues.

Ingredientes (para 7 atletas)

2kg de cação cortado às postas
1 molho grande de coentros
1 cabeça de alho
1 folha de louro
1 malagueta pequena
1 limão
1dl de azeite
1dl de vinagre de vinho
100g de farinha de trigo
1kg de pão alentejano cortado em fatias finas
Sal, pimenta e água q.b.

Preparação

Tempere o cação com sal e pimenta e regue com sumo de limão. Pique os alhos muito bem picadinhos, deite numa panela grande, regue com o azeite e refogue em lume brando. Quando os alhos estiverem meio cozinhados, junte os coentros e a malagueta também muito bem picados assim como a folha de louro. Passado uns minutos – com o cuidado de não deixar queimar nem os alhos nem os coentros – regue com água previamente aquecida (para poupar tempo). Quando levantar fervura, junte o cação e deixe cozer cerca de 10 minutos, sempre em lume brando. Ajuste de sal. Depois de cozido o cação retire as postas e reserve. Retire também alguma água da cozedura e dissolva nela a farinha e o vinagre. Se necessário triture com a varinha mágica para dissolver eventuais grânulos. Deite este preparado na panela através de um passador, novamente para evitar a formação de grânulos no caldo. Deixe ferver por 5 minutos para engrossar ligeiramente. Sirva em malgas, ou pratos de sopa, da seguinte maneira: coloque algumas fatias de pão, a dose de cação e regue com o caldo.

2 comentários:

io disse...

Mas que coisinha mais deliciosa. Só de ler já aperta o apetite. Já anotei. Vou experimentar e depois direi. Aproveito para agradecer o link ali ao lado. Mas, se mal pergunto, o que são catchamelas bloguísticas?

Crama disse...

Olá Io, bem-vinda à Praceta!

Experimente lá e depois diga de sua justiça. Atenção que as quantidades são só referenciais e devem ser ajustadas ao paladar dos comensais. Um cuidado especial com o vinagre e com a farinha. O melhor é ir juntando aos poucos e provando, para não ficar muito avinagrada, nem muito grossa. Em minha casa, esta receita faz-se (leia-se a Mrs. Crama faz) sem a malagueta e sem a folha de louro. Eu decidi experimentar e acho que foi positivo.

E pergunta muito bem!
A resposta fica nos posts seguintes.