sábado, 21 de abril de 2007

Arroz de Coelho à Valenciana

Não foi escolha minha. O roedor foi-me imposto pela Mrs. Crama: “Tens ali um coelho. Safa-te!”. É claro que ela escusava de me ter dito isto. Safa-te é, como se sabe, o meu nome do meio. Após alguma pesquisa, escolhi uma receita da Sara Silva (do saborosas.com), à qual dei alguns toques pessoais. Trata-se de um arroz à valenciana, onde o frango é substituído pelo coelho.
As quantidades indicadas, que dão para cerca de 4 pessoas, são exactíssimas (o que eu não faço pelos meus leitores) mas, como é óbvio, poderão ser ajustadas, face ao paladar de cada um.

Ingredientes:
1 coelho (1,3kg)
2 dentes de alho picados
1/2 limão
80g de bacon
80g de chouriço
6 salsichas
160g de feijão verde
1 cenoura (100g)
1/2 pimento vermelho (150g)
1 dl de azeite
300cl de vinho branco
2 colheres de chá de açafrão
400 g de arroz
200 g de camarões
1 ramo de salsa
Sal q. b.
Tabasco verde q. b.

Preparação:

Limpe o coelho, corte-o pelas articulações em pedaços pequenos e tempere-os com sal, os dentes de alho picados e o sumo de limão. Retire o courato ao bacon e corte-o em fatias. Corte o chouriço e as salsichas em rodelas. Corte o feijão verde em tirinhas finas. Descasque a cenoura e corte-a igualmente, bem como o pimento. Num tacho baixo ou numa paelheira, leve ao lume o azeite com as fatias de bacon e as rodelas de chouriço. Deixe alourar levemente. Junte os pedaços de coelho e mexa até alourarem também. Acrescente o vinho, tape e deixe estufar durante 15 minutos. Dissolva o açafrão em meio litro de água e deite no tacho. Quando levantar fervura novamente, adicione o arroz. Logo de seguida, as rodelas de salsicha, as tiras de cenoura e as de feijão verde; mexa, tape e deixe cozer cerca de 5 minutos. Rectifique de sal e tempere com o tabasco a gosto. Quando o arroz estiver semi-cozido, coloque em cima os camarões e as tiras de pimento, o ramo de salsa picada e tape. Deixe acabar de cozer e sirva de imediato.

2 comentários:

rita maria josefina disse...

ah... mas por aqui também se come bem estou a ver...

Crama disse...

Tenta-se... tenta-se.