domingo, 1 de abril de 2007

Ensopado de enguias

“EU NÃO ACREDITO! TU NÃO SABES QUE EU NÃO GOSTO DE ENGUIAS!!!”
Nada como este tipo de pressão, quando se está a cozinhar. É que um gajo fica logo bem disposto.
O dia até tinha começado bem. Enquanto a parte feminina da família se entreteve na piscina, resolvi dar um passeio a Vila Franca de Xira. Aquela frutaria tinha-me caído no goto, e eu tinha de lá ir confirmar se a qualidade das frutas correspondia ao que aparentava da montra. Depois de confirmar que sim, que era definitivamente um local merecedor de mais visitas no futuro, resolvi roubar 45 minutos de leitura à sombra de uma das árvores do Jardim Constantino Palha, e dar um salto ao mercado municipal da auto-proclamada Sevilha portuguesa.
Inspirado pela presença do Tejo, e pela época dos peixes de rio, e como ainda havia espaço no meu carrinho GT, não resisti a umas enguias que se estavam a rir para mim.
Chego a casa e começo a preparar esta receita:

Ingredientes

1kg de enguias
300gr de pão alentejano
5 tomates chucha
3 cebolas
3 dentes de alho
1 pimento
1 ramo de salsa
1 ramo de coentros
1 ramo de salva
4dl de vinho branco
3dl de água
1dl de azeite
100gr de margarina
5cl de vinagre
1 folha de louro
3 colheres de chá de pimentão doce
1 colher de chá de paprika
1 colher de chá de tomilho
Sal q.b.
Pimenta q.b.

Preparação

Arranje e lave bem as enguias. Esfregue-as com sal grosso para tirar a viscosidade da pele. Corte-as em pedaços de aproximadamente 5cm. Tempere-as com sal grosso antes de começar a cozinhar.
Numa panela, aloure a cebola cortada às rodelas e o alho picado. Acrescente o tomate cortado às semi-rodelas e a folha de louro. Aromatize com o vinagre. 5 minutos depois acrescente o ramo de salsa picado. Tempere com o pimentão doce, a paprika, o tomilho e a pimenta. Deixe refogar um pouco e junte as enguias, envolvendo-as bem no refogado. Regue com o vinho branco e acrescente o pimento cortado às tiras. Deixe ferver em lume brando.
Entretanto, torre ligeiramente o pão cortado às fatias.
Acrescente a água de modo a ajustar os sabores e rectifique se necessário o sal. Deixe ferver novamente. Junte os ramos de coentros e salva picados muito finamente e apague de seguida. Sirva o ensopado sobre as fatias de pão torrado.

Enquanto estava a arranjar as enguias Mrs. Crama, muito desagradada, teve aquele comentário ali de cima.
Já durante a refeição: “Então, vais repetir?”
“Epá isto assim está muito bom! Podes voltar a fazer.”
Às vezes, é bom ter razão antes do tempo.

Sem comentários: