Hoje, é o Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho. É uma data que diz pouco à maior parte das pessoas. Era uma data que não me dizia absolutamente nada. De há uns anos para cá que assim deixou de ser, pelos piores motivos.
Uma instrução comunicada como tantas outras. Alguém que a recebe e retransmite como tantas vezes. Um outro que a vai executar. E algumas horas depois, um telefonema, onde nos dizem que aquele nosso colega morreu.
Independentemente das situações, quando se vão apurar as causas, mais cedo ou mais tarde, esbarra-se sempre naquela pergunta que não tem resposta. Mas porquê?
A segurança no trabalho é antes de tudo uma atitude. E isto aplica-se tanto ao pedreiro nas obras, como ao administrativo no gabinete. Não adiantam medidas preventivas, formações, capacetes, filtros ou coletes, se não houver a consciência de que tudo depende essencialmente de nós próprios. E em certos trabalhos, ignorar isto, por um segundo que seja, pode ser fatal.
sábado, 28 de abril de 2007
28 de Abril sempre
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Confesso que desconhecia por completo que hoje era o dia Nacional da Prevenção (etc.). A nossa segurança, independentemente de ser no trabalho ou não, está também na consciência de cada um de nós.
É um dia que passa ao lado da maior parte das pessoas. Na maior parte dos casos, tanto melhor, é sinal de que nunca tiveram problemas nesta área.
Enviar um comentário