terça-feira, 27 de maio de 2008

Cat Power @ Coliseu dos Recreios

“À terceira foi de vez” ou “A gata fez-se leoa” poderão ser, muito bem, os títulos das notícias do concerto da Cat Power, ontem, no Coliseu dos Recreios. Depois do fiasco de Matosinhos e do não-tão-bom-concerto da Aula Magna, a menina bonita da indie americana, que por esta altura já devia ser minha assalariada, deu finalmente um concerto convincente e à altura do seu talento. Destaque também para o grande desempenho da Dirty Delta Blues Band que me parece ser uma das razões da estabilidade da Cat. Infelizmente, o que se ganhou em maturidade e profissionalismo perdeu-se em intimidade e imprevisibilidade. Tirando uns “obrigadas” e umas frases esporádicas, Cat Power resumiu-se ao que a trazia ali: cantar, muito – duas horas – e bem. Para além da gata mais esquiva, também fiquei com pena de já não haver lugar para as interpretações de antigamente a solo ao piano, que tanto podiam correr mal e serem autênticos desastres, como correrem bem e serem momentos sublimes. E aquela versão de “The greatest” não entra nem barrada de chocolate. Tirando isso e algumas falhas ao nível do som, foi um belo concerto. Muito bom, mesmo! De tal maneira que sonhei com ele a noite toda. É claro que admito que sou suspeito para opinar: é difícil falar da actuação de alguém por quem se está apaixonado. Mas também, como não estar? Com aquela voz doce e rouca que me encanta, com tantas (ou mais) pancas do que eu, de 1972 como eu, e a dançar de uma forma quase tão ridícula quanto eu… Enfim… Só não digo que casaria com a Cat Power porque já tenho esse assunto muito bem resolvido mas que a adoptava, ai isso é que a adoptava! Ao fim ao cabo, quem cria uma Cat, cria duas. Na boa!

Set List
Don't explain / A woman left lonely / Silver stallion / New York, New Nork / Lost someone / Dreams / Lord, help the poor and needy / Dark end of the street / She's got you / Metal heart / Making believe / Hey Aretha sing one for me / Ramblin' (wo)man / Blue / Where is my love / The moon / The greatest / Lived in bars / Life of the party / Could we / Satisfaction / Angelitos negros / I've been loving you

Reportagem Blitz
Video de um Youtuber que conseguiu contornar as chatas das lanterninhas. Bem haja.





PS – Melhor que o concerto, só mesmo a companhia! Bem hajas A!

3 comentários:

Ana disse...

Ora essa. Obrigada tu também pela companhia!

Wellvis disse...

Eu fui naquele concerto lindo da Aula Magna. Imprevisivel, lírico, apaixonante. E fiquei decepcionadíssimo com este de segunda-feira. Má banda, má escolha de repertório e falta de química com o público que é marca dos seus concertos.. Vamos ver se é da próxima. Ela é sempre bem-vinda por estes lados. Abraços.

Crama disse...

Olá Wellington, bem-vindo à Praceta.
Pois eu, mesmo com alguns defeitos (set list, arranjos de algumas músicas, som), preferi o espectáculo do Coliseu. O da Aula Magna teve um dos piores sons de que me lembro, ela estava muito insegura e aquela cena de interromper uma música porque uma pessoa tossiu, quando estão outras 1500 a ouvi-la... epá, como hei-de dizer... caiu-me mal.
Abraço.