sábado, 19 de abril de 2008

Favada

Hoje acordei com aquela sensação de “Ambrósio, apetecia-me algo…”. Infelizmente por aqui não há nenhum zeloso mordomo para me adivinhar os desejos, pelo que tenho de ser eu mesmo a descobrir o que o corpinho me está a pedir. Tarefa nada fácil, digo-vos eu. Nestas alturas, vasculho o frigorífico, a arca e a dispensa à procura de inspiração, só que hoje, como aliás acontece muitas vezes, não se me fez nenhuma luz. Quando assim é, nada melhor do que rumar ao mercado, à peixaria ou ao talho, pois a contemplação de alimentos frescos normalmente actua como desbloqueador pantagruélico. Hoje, não foi excepção. Assim que entrei no mercado, verifico que não há velhota que não tenha para venda favas em vagem. Eureka! Uma favada! Primeira recomendação: quando for para confeccionar um prato à base de favas, nada como favas frescas, acabadinhas de sair da vagem, e de preferência pequeninas e tenras. É certo que dá algum trabalho mas compensa. Eu tenho a sorte de a D. Salomé me vender as favas já descascadinhas. É a contrapartida por ser fornecedora By Apointment to His Majesty King Crama há quase cinco anos. É isso e os raminhos de cheiros à borla, que por acaso hoje deram bastante jeito. Adiante. Encontrada que estava a forma de saciar o desejo, e resolvida a questão das favas, restou apenas passar pela charcutaria e comprar um chouriço de carne de Alter, um chouriço preto de Barrancos (em substituição da cacholeira que era o enchido que tinha em mente mas que não havia) e um pouco de toucinho fumado para estarem reunidos os ingredientes para a receita do almoço. A saber:

Ingredientes:

1kg de favas
1 chouriço preto (cerca de 200g)
1 chouriço de carne (cerca de 200g)
150g de toucinho fumado
1 cebola média (100g)
2 dentes de alho
2dl de vinho branco
1dl de azeite
1 ramo de coentros
1 ramo de hortelã
Temperos: coentros em pó, cominhos, pimenta preta, sal

Preparação:

Corta-se o toucinho em pedaços, retirando a parte dura, pica-se a cebola e os dentes de alho, deita-se tudo numa panela, rega-se com o azeite e deixa-se refogar ligeiramente em lume brando. Acrescenta-se os dois chouriços cortados em pedaços, envolve-se e deixa-se alourar mais um pouco. De seguida, rega-se com vinho branco e tempera-se com umas pitadas de coentros em pó, cominhos e pimenta preta. Passados 5 minutos juntam-se as favas (meia dúzia delas picadas muito finas para dar mais sabor e consistência ao caldo), muito bem lavadas, e cerca de 3dl de água. Junta-se também um ramo (bem atado) constituído pela hortelã e os talos dos coentros. Quando as favas estiverem bem cozinhadas, retira-se o ramo de cheiros e junta-se as folhas dos coentros finamente picadas. Apaga-se logo de seguida e deixa-se apurar 10 minutos antes de servir.

4 comentários:

kalikera disse...

Tudo maravilhoso. Mas coentros em pó...?

Crama disse...

Pois é!
Mariquices...

Anónimo disse...

Quem bom aspecto! Ainda este Sábado foi o meu almoço. Excelente prato.

Caricas

Crama disse...

Caricas,
mas aposto que não foste tu que as fizeste. Penso eu de que...