domingo, 20 de abril de 2008

Orange curd / Lemon curd

É mais forte do que eu. Compro um produto que me agrada e a reacção é tentar logo produzi-lo de modo caseiro. Foi isto que pensei quando provei, aqui há uns anos, lemon curd. “Que porra levará isto?” – pensei na altura. Infelizmente esse primeiro frasco tinha sido feito por umas freiras segundo uma receita conventual secreta, e como tal, informação nicles.

A pancada bateu novamente, quando há uns tempos voltei a comprar um frasquinho, desta vez de orange curd, com os ingredientes escarrapachados no rótulo. ASAE oblige. "Bingo!". Ovos, manteiga, sumo de laranja… rébébéu pardais ao ninho, e o resto a net informa. A primeira experiência, com orange curd, correu logo bem. Fiquei para repetir a dose e experimentar também o lemon curd, só que a disponibilidade ainda não tinha permitido. Esta semana, após receber uma chamada de um certo palácio informando que estavam carenciados de mantimentos para o chá das cinco, decidi que voltaria à produção da especialidade inglesa. É claro que este tempo merdoso também ajudou. Aliás, neste momento rezo para que o tempo melhore, pois mais um fim-de-semana como este e corro o risco de rebentar.

Bom, mas passemos então às receitinhas:

Orange curd

Ingredientes

5cl de sumo de limão natural
20cl de sumo de laranja natural
Raspa (muito fina) de 2 laranjas
85g de manteiga sem sal
225g de açúcar
3 ovos

Preparação

Misturam-se todos os ingredientes num liquidificador, com excepção da manteiga. Esta junta-se só após ter sido derretida em lume muito brando. Tritura-se até ficar totalmente homogéneo. Deita-se numa panela e vai a aquecer, em lume brando, mexendo sempre, até engrossar. O lume deve estar mesmo muito baixo, porque o preparado não deve ferver. Apesar de não ter cronometrado, penso que levou cerca de meia hora ao lume até ter atingido a consistência desejada. Apaga-se e deixa-se arrefecer mexendo sempre para evitar criar uma película (nata) à superfície. Quando estiver morno, deita-se em frascos e leva-se de imediato ao frigorífico. Servir bem fresco.

Lemon curd

Ingredientes

20cl de sumo de limão natural
Raspa (muito fina) de 2 limões
85g de manteiga sem sal
250g de açúcar
4 claras de ovos

Preparação

Exactamente igual ao Orange curd

E saiem dois frascos de curd para o palácio.

4 comentários:

kalikera disse...

A religião faz parte integrante da cultura, um organismo vivo, pleno de mutabilidade. Boa cor, bom ar.

Anónimo disse...

Tão lindos!!!!!
Uma travessa de aletria também não ia mal!
SA

Anónimo disse...

Aprovados. Sofisticados os curd!
Como não havia tostas para testar foi mesmo numa fatia de pão alentejano.
Para a próxima tens que trazer as tostas tb!
SA

Crama disse...

OK, OK. Tostas e aletria. Mais alguma coisa? Vá, aproveitem que estou com o bloco na mão.