segunda-feira, 26 de março de 2007

Frango em cama de alecrim com picadinho gaúcho

O nome até é pomposo, mas basicamente trata-se de frango assado com salada.
Por ser um prato vulgar de Lineu, não quer dizer que mereça ser elaborado com menos empenho, e que não possa levar uns toques de sofisticação.
A utilização do alecrim no frango dá-lhe um sabor “campestre” e a salada ganha uma nova vida apresentada desta maneira.
As quantidades indicadas são para duas pessoas (e meia).

Ingredientes para o frango:

4 pernas de frango (perna + coxa)
3 dentes de alho
2 limões
1 dl de vinho branco
6 raminhos de alecrim
Azeite
Sal
Pimenta

Ingredientes para o picadinho:

2 tomates
1 cebola
1 cenoura
1 pepino
1/4 de um pimento
1 ramo de coentros
Sal
Azeite
Vinagre de vinho
Tabasco verde (opcional)

Preparação

Com pelo menos 3 horas de antecedência, tempere o frango com o sumo dos limões, o alho picado, sal e pimenta. Deixe marinar. Entretanto pique todos os ingredientes da salada em cubinhos pequenos (aproximadamente 7mm de lado). Junte os coentros também bem picados. Tempere generosamente com sal, azeite e vinagre. Junte também um pouco de tabasco verde se desejar adicionar um toque picante. Coloque no frigorífico.
Num tabuleiro de ir ao forno disponha os raminhos de alecrim, junte o alho e o líquido da marinada. Por cima, e com a parte da pele virada para cima, coloque as pernas de frango. Regue com o vinho branco e por fim com umas gotas de azeite em cada uma das pernas. Leve ao forno (previamente aquecido) à temperatura de 250º. Deixe assar até a pele do frango estar dourada e estaladiça.

1 comentário:

Anónimo disse...

Esta receita veio-te á memória o Recife.
Pois foi um dos acompanhante da carne de hoje aqui no restaurante do Wilson,mais um arroz solto com ovos mexidos e coentros estava uma delícia. Esta é receita de Lúcia (a empregada), cozinha tão bem que pelo preço (de cá) dá voltade de a levar para Lisboa.

Xau até sexta feira