sexta-feira, 30 de março de 2007

Modernices

Com o sol a raiar, de manhã, na lezíria, decidi ir de mota para Lisboa. Não é um percurso que me dê especial prazer em fazer, e sai bem mais caro que o comboio, mas seria uma compensação pelo passeio falhado do último fim-de-semana, e uma forma de fugir à rotina do dia-a-dia.
Resolvi também testar uma funcionalidade de uma engenhoca que tenho há cerca de um ano, mas à qual ainda não tinha dado o devido uso. Estou a falar da ligação do telemóvel e do i-pod aos intercomunicadores, a qual permite ouvir música, alegadamente em condições hi-fi, bem como falar ao telemóvel, tudo em comodidade, segurança e na devida legalidade, isto é claro enquanto se anda de mota.
Já tinha utilizado este aparelho na sua função básica de comunicação entre condutor e pendura, tendo confirmado então que esta possibilidade traz, só por si, um grande aumento no prazer de fazer uma viagem de mota, quando acompanhado. Foi de facto uma nova experiência, a Mrs. Crama comunicar comigo (em cima de uma mota) sem ser com recurso a beliscões e murros no capacete.
Quanto à capacidade de ouvir música e andar de mota ao mesmo tempo confesso que estava um pouco céptico, e com receio do que poderia resultar da mistura de TV on the Radio nos ouvidos, e 150 cavalos na mão direita, mas o resultado foi bem agradável e até mesmo inesperado. O som é de facto muito bom, mas com o aumento da velocidade há tendência para ir sendo abafado pelo ruído do capacete, principalmente nas baixas frequências, pelo que se torna num convite permanente à circulação a velocidades moderadas. Acho que nunca demorei tanto tempo a fazer o percurso de auto-estrada entre o Carregado e Lisboa. Antes assim, pois vim literalmente a abanar o capacete, e ainda poupei combustível.
Já a chegar a Lisboa: trrimm. Sem parar – “Estou sim. É o próprio. Ah está atrasado 10 minutos! Hoje não me vou zangar consigo porque assim dou mais uma voltinha para ouvir uma dos Interpol. Não está a compreender? Depois eu explico. Até já.”.
De referir que quando se fala, ou quando entra uma chamada telefónica, os intercomunicadores, baixam automaticamente o volume da música para um nível que não perturba a conversação. De mencionar ainda que também é possível ligar um walkie-talkie e efectuar conversações com uma ou mais motas com equipamentos compatíveis, ou utilizar uma das entradas para ligar um aparelho GPS e ouvir assim as indicações dadas por este.
Isto sim é que é, como diria o Bruninho: perfeito, perfeito.
Portanto, para os motards que lêem este blog, aqui fica o veredicto. Para uma utilização a solo é altamente recomendado, para quem gosta de dar passeios, ou fazer viagens, com pendura é praticamente obrigatório.

Sem comentários: